IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ciclones 'destrutivos' ameaçam Austrália

23/03/2019 00h10

Sydney, 23 Mar 2019 (AFP) - Dois ciclones "muito destrutivos", da categoria 4, devem atingir neste sábado as costas norte e oeste da Austrália, o que motiva retiradas preventivas, anunciaram as autoridades.

O ciclone Trevor, com ventos de 250 km/h, tocará a terra neste sábado em uma região pouco povoada do Território do Norte, na zona da cidade de Port McArthur, informou o Bureau Australiano de Meteorologia (BOM).

O Exército e a polícia já procederam com a evacuação preventiva de um grande número de habitantes no Território do Norte e no vizinho estado de Queensland.

Segundo o BOM, Trevor chega acompanhado de uma alta das marés "muito perigosa", que ameaçam as regiões costeiras. Também estão previstas fortes chuvas e inundações em amplas zonas do Território do Norte e Queensland.

Veronica, outro ciclone de categoria 4, ameaça a região mineradora de Pilbara, no estado da Austrália Ocidental, onde a população é mais densa, e deve tocar a terra entre sábado e domingo.

Jonathan Howe, do BOM, explicou que Veronica perderá força quando se aproximar da costa, na zona de mineração de Port Hedland.

Veronica trará até um metro de chuvas em certas regiões, com uma alta da maré que pode atingir quatro metros.

dm/fa/lr