IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia quer prisão domiciliar para diretor do fundo Baring

10/04/2019 09h43

Moscou, 10 Abr 2019 (AFP) - Os investigadores russos pediram, nesta quarta-feira (10), detenção domiciliar para o americano Michael Calvey, diretor do fundo de investimento Baring que se encontra em prisão preventiva.

Sua detenção em fevereiro por suspeita de fraude abalou o mundo das finanças.

O Comitê de Investigação - o organismo encarregado das principais investigações no país - pediu para pôr Calvey em prisão domiciliar, uma decisão que deve ser tomada nesta quinta por um tribunal de Moscou, afirmou um porta-voz judicial citado pelas agências russas.

Calvey, que trabalha na Rússia há mais de 20 anos, foi detido em 15 de fevereiro e posto em prisão preventiva à espera de um possível julgamento por fraude junto com outras cinco pessoas, entre elas seu sócio francês Philippe Delpal.

Os seis são acusados de cometerem uma fraude de pelo menos 2,5 bilhões de rublos (33 milhões de euros). Segundo Calvey, trata-se apenas de uma disputa comercial entre dois acionistas.

As prisões causaram vários protestos no setor econômico, onde o fundo de investimento de Calvey, Baring Vostok, é muito respeitado.

rco/gmo/lpt/pc/zm/tt