IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FAO prevê forte crescimento do comércio de frutos tropicais da América Latina

09/05/2019 18h42

Santiago, 9 Mai 2019 (AFP) - A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) previu, nesta quinta-feira (9), um forte crescimento no comércio global de frutos tropicais, que beneficiaria a América Latina e o Caribe, seus principais exportadores, devido à grande demanda por frutos como a manga e o abacate.

A FAO espera "que a produção e o comércio mundial das principais frutas tropicais (mangas, abacaxis, abacates e mamões) aumente devido a maiores receitas e à mudança das preferências dos consumidores em muitos mercados".

Além disso, as "melhorias nas ligações de transporte internacional e na tecnologia de carga" também estimulam a expansão, de acordo com um relatório divulgado em Santiago, onde fica a sede regional da FAO.

Contudo, a organização alertou para os "efeitos da mudança climática e das condições climáticas extremas e altamente prejudiciais, que ameaçam o potencial de produção da região, especialmente no Caribe", onde pequenos estados são vulneráveis à destruição gerada pelas tempestades tropicais.

gfe/pa/gm/ll