IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo sobe acompanhando tensão no Oriente Médio

16/05/2019 18h58

Nova York, 16 Mai 2019 (AFP) - O petróleo fechou em alta nesta quinta-feira, com a aproximação de uma reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros grandes produtores, em meio ao aumento da tensão entre a Arábia Saudita e o Irã - dois membros do cartel.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em julho fechou a 72,62 dólares no mercado de Londres, após uma alta de 85 centavos.

Em Nova York, o barril de WTI para junho teve alta de 85 centavos, a 62,87 dólares.

Os riscos geopolíticos ocultaram outros fatores do mercado, disse Jasper Lawler, do London Capital Group.

Uma coalizão liderada pela Arábia Saudita lançou ataques aéreos contra a capital iemenita dois dias depois de um ataque a um importante oleoduto saudita, reivindicado por rebeldes apoiados pelo Irã.

Os sauditas, maiores exportadores de petróleo do mundo, reabriram o gasoduto e disseram que está totalmente operacional, de acordo com um alto funcionário da gigante petrolífera Aramco.

O clima de confronto no Oriente Médio foi reforçado dois dias antes de a Opep e uma dúzia de grandes produtores, incluindo a Rússia, sentem para rever suas cotas de produção.

"A situação será complicada, não vemos como o Irã e a Venezuela podem aceitar aumentar a produção da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos para compensar as restrições impostas pelos Estados Unidos" a Teerã e Caracas, disse Olivier Jakob, analista da Petromatrix.

bur-alb/jum/gm