IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

China cresce 6,2% no 2º trimestre, menor nível em quase 30 anos

15/07/2019 06h01

Pequim, 15 Jul 2019 (AFP) - O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,2% no segundo trimestre, o menor nível em quase 30 anos, apesar dos esforços de Pequim em plena guerra comercial com Washington.

"As condições econômicas continuam sendo difíceis, tanto na China como no exterior, o crescimento mundial desacelera e as instabilidades e incertezas externas aumentam", afirmou o porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas (BNS), Mao Shengyong.

O resultado está dentro da margem estabelecida por Pequim para 2019: entre 6 e 6,5% (contra 6,6% em 2018).

A guerra comercial entre Pequim e Washington, que afeta desde o ano passado a economia chinesa, registrou uma pausa no fim de junho, depois que o presidente americano, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, estabeleceram uma trégua durante a reunião do G20 em Osaka (Japão).

Os dois países se comprometeram a retomar as negociações para tentar acabar com as divergências comerciais.

China e Estados Unidos adotaram tarifas de importação contra a outra parte equivalentes a mais de 360 bilhões de dólares por ano em negociações.

Para apoiar sua economia, Pequim se comprometeu em março a reduzir em quase dois trilhões de yuanes (265 bilhões de euros) a pressão fiscal e social das empresas.

Também estimulou os bancos a ampliar os empréstimos às pequenas empresas.

Mas as medidas foram anunciadas no momento em que o governo luta contra o grande endividamento que ameaça o sistema financeiro do país.

Em 2018, o crescimento chinês registrou uma forte desaceleração em todos os trimestres (6,8%, 6,7%, 6,5%, 6,4%), mas no primeiro trimestre de 2019, o PIB resistiu (6,4%) apesar das tensões comerciais.

Ao mesmo tempo, o BNS divulgou nesta segunda-feira outros indicadores mais promissores.

A produção industrial aumentou em junho (6,3% em ritmo anual, contra 5% em maio), assim como as vendas no varejo no mesmo período (9,8% contra 8,6% em maio), anunciou Mao Shengyong.

rox/lth/dan/jvb/fp

Economia