IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Grupo saudita Aramco afirma estar preparado para cotação na Bolsa

10/09/2019 07h14

Abu Dhabi, 10 Set 2019 (AFP) - O grupo saudita de petróleo Aramco está "preparado para entrar na Bolsa", mas o governo será o responsável pela decisão, afirmou o presidente da empresa estatal em um congresso de países produtores de petróleo em Abu Dhabi.

"Uma das primeiras atividades de cotação ("listing") será local, mas também estamos preparados para as estrangeiras", declarou Amin Naser.

Na semana passada, o Wall Street Journal informou que a Aramco desejava começar a cotação no mercado interno saudita, mas que depois seguiria para o mercado internacional, talvez na Bolsa de Tóquio.

A Arábia Saudita quer levar ao mercado quase 5% do grupo estatal em 2020 ou 2021, no que poderia se tornar a maior entrada na Bolsa da história.

A operação é a base de um programa de reformas iniciado pelo príncipe herdeiro Mohamed Bin Salman para que a economia saudita não seja tão dependente do petróleo.

A entrada na Bolsa de 5% da Aramco pode representar uma receita de 100 bilhões de dólares, com base na avaliação global da empresa, de 2 trilhões de dólares, um valor questionado por vários analistas.

A operação estava prevista para 2018 mas foi adiada. O motivo, de acordo com os analistas, foi a dificuldade de alcançar este valor.

oh/dm/sls/aem/feb/pc/bl