PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Agricultores franceses protestam para pedir preços melhores

27/11/2019 13h06

Paris, 27 Nov 2019 (AFP) - Centenas de agricultores, alguns de trator, foram a Paris nesta quarta-feira para reclamar melhores preços para seus produtos e pressionar as negociações anuais em curso com o setor de distribuição.

Os comboios saíram de madrugada de vários pontos perto da capital e avançaram para Paris, onde provocaram alguns engarrafamentos, mas menores que o esperado.

O protesto, convocado em toda a França pelos sindicatos da FNSEA e Jeunes Agriculteurs, reuniu cerca de mil tratores na capital.

Outros 200 agricultores bloquearam a Avenue des Champs Elysées e jogaram feno no Le Fouquet's, um conhecido restaurante de luxo.

"Estamos realmente sofrendo. Pedimos uma reunião com o presidente [francês Emmanuel Macron]. Estamos dispostos a ficar o tempo que for necessário", disse com um megafone Cyril Milard, o presidente da região de Seine-et-Marne do sindicato da FDSEA.

Os agricultores pedem melhores preços de venda de seus produtos e querem influenciar as negociações em andamento dos grupos de distribuição franceses, de propriedade de grandes redes de supermercados.

Essas negociações anuais estabelecem os preços para um período de 12 meses.

bur-im-etr-cd/tq/swi/pc/zm/ll

PUBLICIDADE