IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

França anuncia multa recorde a Apple por práticas contra a livre concorrência

16/03/2020 11h31

Paris, 16 Mar 2020 (AFP) - A agência francesa que regulamenta a concorrência anunciou nesta segunda-feira uma multa recorde contra a Apple de 1,1 bilhão de euros por práticas contra a livre concorrência.

A agência considerou que a empresa americana cometeu abusos para privilegiar sua rede de distribuição.

A Apple anunciou que apelará contra a multa, da qual expressa "profunda discordância". "São práticas que aconteceram há mai de 10 anos", aformou a empresa.

Duas redes de lojas, Tech Data e Ingram Micro, também foram condenada a multas de EUR 76,1 milhões e EUR 62,9 milhões, respectivamente.

"A Apple e os dois atacadistas estabeleceram um acordo para não competir entre si e impedir que os distribuidores competissem entre si", disse Isabelle de Silva, presidente da Autoridade de Concorrência, citada em um comunicado.

A investigação começou em 2012, após uma reclamação do site eBizcuss, que comercializava produtos Apple e era o principal distribuidor da empresa americana na França.

O site, que tinha 130 funcionários, afirma que aos poucos a Apple começou a vender menos produtos e reorientou seus negócios para suas próprias lojas.

Sua liquidação, pronunciada em 31 de maio de 2012, foi motivada pelas dificuldades causadas pelas práticas anticoncorrência da Apple, segundo a Autoridade da Concorrência.

ref-meb/es/fp

APPLE INC.

INGRAM MICRO

EBIZCUSS.COM