França anuncia multa recorde a Apple por práticas contra a livre concorrência
Paris, 16 Mar 2020 (AFP) - A agência francesa que regulamenta a concorrência anunciou nesta segunda-feira uma multa recorde contra a Apple de 1,1 bilhão de euros por práticas contra a livre concorrência.
A agência considerou que a empresa americana cometeu abusos para privilegiar sua rede de distribuição.
A Apple anunciou que apelará contra a multa, da qual expressa "profunda discordância". "São práticas que aconteceram há mai de 10 anos", aformou a empresa.
Duas redes de lojas, Tech Data e Ingram Micro, também foram condenada a multas de EUR 76,1 milhões e EUR 62,9 milhões, respectivamente.
"A Apple e os dois atacadistas estabeleceram um acordo para não competir entre si e impedir que os distribuidores competissem entre si", disse Isabelle de Silva, presidente da Autoridade de Concorrência, citada em um comunicado.
A investigação começou em 2012, após uma reclamação do site eBizcuss, que comercializava produtos Apple e era o principal distribuidor da empresa americana na França.
O site, que tinha 130 funcionários, afirma que aos poucos a Apple começou a vender menos produtos e reorientou seus negócios para suas próprias lojas.
Sua liquidação, pronunciada em 31 de maio de 2012, foi motivada pelas dificuldades causadas pelas práticas anticoncorrência da Apple, segundo a Autoridade da Concorrência.
ref-meb/es/fp
APPLE INC.
INGRAM MICRO
EBIZCUSS.COM
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.