PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

EUA comprará 75 milhões de barris de petróleo para sua reserva estratégica

20/04/2020 19h53

Washington, 20 Abr 2020 (AFP) - Os Estados Unidos comprarão 75 milhões de barris de petróleo para sua reserva estratégica aproveitando a queda histórica de preços, anunciou o presidente Donald Trump nesta segunda-feira.

"Preenchemos nossa reserva estratégica de petróleo (...) e pensamos em colocar até 75 milhões de barris nessa reserva", disse Trump durante sua coletiva de imprensa diária sobre a pandemia de COVID-19.

Os preços do petróleo despencaram nesta segunda-feira, com o barril de referência americano fechando muito abaixo de zero, depois que os investidores optaram por pagar para se desfazer da mercadoria.

O presidente havia anunciado no dia 13 de março a sua intenção de preencher a Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, na sigla em inglês) até o limite.

Em 17 de abril, a RPR continha 635 milhões de barris do seu atual limite autorizado de 713,5 milhões de barris.

Armazenado em um complexo de quatro locais subterrâneos ao longo das costas do Golfo do Texas e da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, a SPR tem uma capacidade total de armazenamento de 727 milhões de barris.

Esse petróleo é destinado ao uso em situações de emergência, como aconteceu na Guerra do Iraque de 1991 ou em 2005 após o furacão Katrina.

vog/ia/sst/cc