PIB russo encolherá 9,5% no segundo trimestre e 5% em 2020 (oficial)
Moscou, 21 Mai 2020 (AFP) - O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia poderá encolher 9,5% no segundo trimestre de 2020 e 5% em todo o ano, afirmou nesta quinta-feira (21) o ministro da Economia, Maksim Reshetnikov.
"No que diz respeito ao crescimento do PIB, nossa estimativa é a seguinte: +1,6% no primeiro trimestre, -9,5% no segundo, -6,3% no terceiro, -5,2% no quarto e -5% em todo o ano", afirmou Maksim Reshetnikov, citado por agências russas.
Segundo o funcionário, a economia russa deve voltar aos trilhos em 2021, com alta de 2,8%, e recuperar o nível de antes da crise em 2022.
O ministro disse esperar que o desemprego aumente 5,7% em 2020, que as exportações caiam 36% e as importações, 21,3%. Os investimentos também vão diminuir, segundo suas previsões, 12% este ano.
A agência de estatísticas Rosstat informou nesta quinta-feira uma queda interanual da produção industrial da Rússia de 6,6% em abril, devido ao mês de férias decretado pelo presidente Vladimir Putin para incentivar os russos a permanecer em casa e assim conter a pandemia do novo coronavírus.
A maioria das indústrias só retomou as atividades em meados de maio.
O Banco Central russo, por sua vez, indicou esperar que o PIB caia até 6% em 2020 e que o desemprego afete 8 milhões de pessoas. A instituição também prevê um retorno do crescimento em 2021.
pop/lpt/jvb/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.