PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

FMI aprova empréstimo de US$ 594 milhões para a Guatemala pelo coronavírus

10/06/2020 20h46

Washington, 10 Jun 2020 (AFP) - A direção do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta quarta-feira (10) um empréstimo de emergência para a Guatemala de 594 milhões de dólares para que o país enfrente as "necessidades urgentes de balança de pagamentos resultantes da pandemia" de COVID-19.

Este empréstimo ajudará, ainda, a "catalisar fundos adicionais de outros parceiros para o desenvolvimento", informou o FMI em um comunicado.

O país, com 17 milhões de habitantes, tem 7.800 casos e 289 mortos na pandemia, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Esta semana, os médicos que administram um hospital de campanha anunciaram uma greve devido à falta de pagamento e equipamento sanitário para trabalhar com segurança.

O diretor-gerente adjunto e presidente do conselho administrativo do FMI, Mitsuhiro Furusawa, afirmou que "a pandemia de COVID-19 está afetando severamente a Guatemala".

"A frágil demanda externa, a diminuição de remessas e as medidas de confinamento e distanciamento social para conter o vírus têm interrompido a atividade econômica", informou Furusawa.

O FMI também elogiou a gestão fiscal do país e disse que os baixos níveis da dívida da Guatemala permitem este apoio temporário, ao mesmo tempo em que preservam a sustentabilidade da dívida.

an/gma/mvv

Economia