IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA registra 1,19 milhão de novos pedidos de seguro-desemprego

06/08/2020 11h58

Washington, 6 Ago 2020 (AFP) - Os novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos caíram para 1,19 milhão na última semana, muito abaixo das expectativas dos analistas - informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (6), acrescentando que as solicitações de ajuda pela pandemia também se reduziram.

Os pedidos de ajuda entre 26 de julho e 1o de agosto foram menores na comparação com as da semana anterior, que somaram 1,43 milhão.

O total de trabalhadores que recebe ajuda por desemprego caiu para 16,1 milhões, um número quase dez vezes maior do que há um ano.

Se forem considerados todos os programas de ajuda, incluindo assistência pela pandemia e os benefícios ampliados, os trabalhadores que recebem ajuda somaram 31,2 milhões durante a semana que terminou em 18 de julho, quando esse mesmo número atingia 1,7 milhão de trabalhadores há um ano.

Os economistas alertam que o mercado de trabalho pode ter-se paralisado em julho.

A expectativa é que os números de emprego para esse mês, os quais devem ser divulgados nesta sexta pelo governo, mostrem um crescimento ainda menor do que o de junho.

"Os fechamentos repetidos para a contenção do vírus continuam sendo uma ameaça para o mercado de trabalho, que já está fraco. A possibilidade de demissões crescentes que podem chegar a serem permanentes é alta", analisou Rubeela Farooqi, da High Frequency Economics.

"Em resumo, sem uma contenção efetiva do vírus, a recuperação permanece em risco, devido à contínua perda de postos de trabalho, que poderá restringir renda e gastos", acrescentou.

hs/st/piz/gma/tt