Turquia estende polêmica missão de exploração de gás no Mediterrâneo oriental
Istambul, 21 Out 2020 (AFP) - A Turquia anunciou nesta quarta-feira (21) a prorrogação de sua missão para explorar os campos de gás no Mediterrâneo oriental, o que colocou a Grécia em pé de guerra, e ignorando as advertências dos países ocidentais.
A missão do navio de pesquisa sísmica "Oruç Reis", que terminaria na quinta-feira, foi prorrogada até 27 de outubro, anunciou a marinha turca.
O navio se tornou o símbolo do apetite energético de Ancara no Mediterrâneo oriental, onde a descoberta nos últimos anos de importantes campos de gás provocou uma corrida pelo "ouro azul", reacendendo antigos conflitos marítimos entre a Turquia e a Grécia.
Atenas acusa Ancara de fazer prospecção em águas gregas, especialmente perto da ilha grega de Kastelorizo.
A primeira missão do "Oruç Reis" para prospecção, em agosto, gerou uma crise diplomática que durou várias semanas, até a retirada do navio no mês passado.
Mas, na semana passada, a Turquia decidiu enviá-lo novamente, acabando com as esperanças de uma normalização nas tensões regionais.
A Grécia acusa a Turquia de violar o direito internacional ao fazer prospecção dentro de suas fronteiras marítimas e pede sanções europeias contra Ancara.
Já a Turquia defende seu direito de realizar pesquisas energéticas nesta área do Mediterrâneo oriental, alegando que a presença da pequena ilha grega de Kastelorizo perto das costas turcas não é motivo suficiente para que Atenas imponha soberania no território.
O anúncio da extensão da missão do "Oruç Reis" coincide com a crescente pressão europeia contra Ancara.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, acusou nesta quarta-feira a Turquia de manter "fantasmas imperialistas" nesta área do Mediterrâneo.
No dia anterior, Atenas havia pedido à União Europeia que examinasse uma possível suspensão do acordo aduaneiro entre a UE e a Turquia.
gkg/ial/af/yo/am/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.