Cuba reduz burocracia para incentivar investimentos estrangeiros
Havana, 3 Nov 2020 (AFP) - As autoridades cubanas abriram oficialmente um "janela única" nesta terça-feira, uma iniciativa promovida pela União Europeia (UE) e as Nações Unidas para facilitar procedimentos e estimular o investimento estrangeiro na ilha.
"A União Europeia existe para construir pontes, colaboração, não bloqueios ou ataques", disse Juan Garay, chefe de cooperação da UE para Cuba.
A Vuinex é uma equipe de especialistas que facilita procedimentos e informações de forma rápida e gratuita a potenciais investidores estrangeiros, e trabalha em coordenação com as principais entidades cubanas relacionadas ao investimento estrangeiro.
Cuba exige um investimento anual de 5 bilhões de dólares, segundo especialistas oficiais, dos quais pelo menos 50% são estrangeiros.
No entanto, o número real está bem abaixo dessa meta, pois os investidores estrangeiros muitas vezes se assustam com o risco de sanções devido ao bloqueio dos Estados Unidos e também pelos pesados obstáculos administrativos em Cuba, que o próprio governo reconheceu como "bloqueio interno".
A ilha aprovou negócios com capital estrangeiro por 4,5 bilhões de dólares entre 2016 e 2018, e por 1,3 bilhão no primeiro semestre de 2019, a cifra mais recente publicada.
cb/ka/rsr/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.