Aumento do déficit orçamentário leva Arábia Saudita a cortar gastos
Riade, 16 dez 2020 (AFP) - A Arábia Saudita, muito afetada pela crise sanitária e a queda dos preços do petróleo, anunciou um déficit orçamentário de 79 bilhões de dólares em 2020, pouco mais do dobro do déficit anterior.
"Está previsto que o déficit orçamentário aumente para 298 bilhões de riais no fim de 2020, e prevemos reduzi-lo até o fim de 2021 a 141 bilhões de riais (37 bilhões de dólares)", indicou o Ministério das Finanças nesta terça-feira. A maior economia do mundo árabe e principal exportadora de petróleo cortará gastos em 7% ao ano, até alcançar 260 bilhões de dólares em 2021, segundo o comunicado.
Em dezembro de 2019, o reino havia previsto uma alta do déficit orçamentário de cerca de 50 bilhões de dólares, em um contexto de queda dos preços do petróleo. O déficit em 2019 foi de cerca de 35 bilhões de dólares.
O reino prevê um crescimento de 3,2% em 2021, após uma contração econômica antecipada de 3,7% em 2020, segundo o comunicado do ministério. "Este ano foi difícil em nível mundial e tiveram que ser tomadas medidas e iniciativas excepcionais", declarou o rei Salman, assinalando que o orçamento de 2021 "dará prioridade à proteçao da saúde dos cidadãos e dos residentes e à sua segurança. Os esforços continuarão para conter os efeitos desta pandemia."
mah-ac/tp/vg/bc/erl/lb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.