França sacrificará mais milhares de patos por surto de gripe aviária
Bordéus, França, 8 Jan 2021 (AFP) - Mais "centenas de milhares" de patos serão sacrificados no sudoeste da França - anunciou o ministro da Agricultura, Julien Denormandie, nesta sexta-feira (8), que disse estar em uma "corrida contra o relógio" frente a um vírus da gripe aviária "altamente patogênico".
Desde dezembro, "quase 400.000 patos foram sacrificados no departamento de Landes (sudoeste)", e "mais centenas de milhares serão sacrificados, isso é certo", observou Denormandie, antes de uma visita à tarde aos granjeiros afetados.
Centenas de milhares de patos sacrificados já é algo "colossal, mas infelizmente não é suficiente", acrescentou o ministro.
"Temos que admitir que não agimos rápido o suficiente", reconheceu, acrescentando, porém, que esses sacrifícios em massa não podem ser feitos "em um estalar de dedos".
A cepa H5N8 da gripe aviária, que também atinge outros países europeus, foi detectada pela primeira vez em uma fazenda francesa no início de dezembro, desencadeando um embargo chinês às aves de criadouro francesas.
Desde então, o país enfrenta um rápido aumento dos surtos de gripe aviária, especialmente no sudoeste, berço da produção de foie gras. Este quadro obrigou o setor a realizar um massacre preventivo em massa de patos.
pbl-meb/mar/tt
GASCOGNE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.