Senado confirma Katherine Tai como máxima representante comercial dos EUA
Washington, 17 Mar 2021 (AFP) - O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira (17) Katherine Tai como a principal negociadora e representante comercial na equipe do presidente Joe Biden.
A votação foi unânime (98-0), um raro exemplo de unidade na polarizada política em Washington.
Advogada especializada em comércio, que trabalhou como assessora legislativa durante anos, Tai assumirá o cargo de representante comercial dos Estados Unidos com o compromisso de reparar as relações comerciais com os aliados americanos, desgastadas pelas políticas de linha dura do ex-presidente Donald Trump.
Mas em suas audiências de confirmação, ela também defendeu o uso de tarifas alfandegárias como uma ferramenta valiosa de negociação e prometeu aplicar estritamente os acordos comerciais existentes, inclusive com a China.
Filha de pais taiwaneses, Tai assegurou que vai trabalhar para garantir que a China cumpra seus compromissos do acordo comercial assinado em janeiro de 2020 entre Pequim e Washington, após uma guerra alfandegária bilateral.
No entanto, disse ser partidária de uma "revisão integral sobre a China" e da estratégia dos Estados Unidos com relação ao país asiático.
Tai manifestou, ainda, o desejo de pôr fim ao velho conflito entre os Estados Unidos e a União Europeia sobre os subsídios ao setor aeronáutico, que se traduziram em tarifas alfandegárias recíprocas.
Por outro lado, ela destacou a necessidade de reformar a Organização Mundial do Comércio, uma instituição da qual os Estados Unidos foram membros fundadores, mas foi duramente atingida pelo governo Trump.
A funcionária também vigiará a aplicação do acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá, que ajudou a renegociar em 2019.
hs/bgs/st/yo/dga/mvv
BOEING
AIRBUS GROUP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.