Impressão da biografia de Philip Roth é cancelada após acusações contra seu autor
Nova York, 28 Abr 2021 (AFP) - A editora de uma biografia do escritor Philip Roth, anunciada como um best-seller, anunciou nesta terça-feira (27) que deixará de imprimir o livro depois que seu autor, Blake Bailey, foi acusado de assédio sexual e agressão contra ex-alunas.
Em uma declaração, a W.W. Norton disse que irá "interromper permanentemente a impressão de edições de 'Philip Roth: The Biography'", escrito por Bailey, e que também deixará de imprimir um livro autobiográfico do mesmo autor publicado em 2015.
A editora acrescentou que doará uma quantia igual ao adiantamento pago a Bailey por aquela biografia para ONGs de defesa contra agressões sexuais, sem especificar a quantia.
Blake Bailey, um biógrafo de sucesso, viu as acusações contra ele se multiplicarem nos últimos 10 dias por ex-alunos de seu tempo como professor de inglês em uma escola de Nova Orleans na década de 1990.
Três mulheres disseram ao The Times-Picayune, um jornal da cidade de Louisiana, que o autor se manteve em contato com elas quando adultas e aproveitou da confiança das ex-alunas para iniciar avanços sexuais. Uma delas até o acusou de estupro. Outros relatos de comportamento inadequado também surgiram nas redes sociais.
Rapidamente, Bailey foi deixado por seu agente. A Norton anunciou na quarta-feira que as entregas e promoção do livro, que começou a ser vendido em 6 de abril, estavam sendo suspensas. A obra tinha se tornado o mais vendido da Amazon na categoria "crítica literária"
Em mensagem enviada à AFP, Blake Bailey, 57, reagiu "negando categoricamente as acusações" contra ele.
A biografia ainda estava disponível no site da Amazon nesta terça-feira. A Norton não disse o que acontecerá com as cerca de 50.000 cópias já impressas, de acordo com dados do New York Times.
cat/rle/mps/rsr/am
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.