Google anuncia contratos para remunerar editoras alemãs por conteúdo
O Google anunciou nesta quinta-feira (18) que fechou contratos com vários editores alemães, incluindo a revista Der Spiegel, para remunerar seu conteúdo online, na aplicação de uma recente diretriz europeia sobre direitos conexos.
Além do Der Spiegel e do Die Zeit, o Google assinou contratos com o jornal econômico Handelsblatt e o Tagesspiegel, de Berlim, detalhou a empresa em uma postagem em seu site.
Editores de imprensa serão pagos por trechos de artigos postados online, quando eles vão além de fragmentos muito curtos, que não são cobertos pelos direitos conexos.
Os editores também devem ser pagos por prévias detalhadas sobre assuntos da atualidade.
O valor dos acordos não foi divulgado.
O gigante americano acrescentou que "outras discussões com grandes e pequenas editoras estão em estágio avançado".
Stefan Ottlitz, diretor-geral da Der Spiegel, saudou o acordo que, segundo ele, coroa "uma relação de trabalho construtiva com o Google de muitos anos".
Plataformas como o Google "são parceiros importantes para nós, especialmente porque geram muito tráfego para nossos sites", disse Rainer Esser, diretor-geral da editora Zeit.
Os direitos conexos são um novo componente da propriedade intelectual, introduzido após longas negociações durante a reforma dos direitos autorais europeus em 2019.
Na quarta-feira, o Google e a Agence France-Presse (AFP) anunciaram a assinatura de um acordo europeu sobre a remuneração por cinco anos do conteúdo da agência de notícias utilizado pela ferramenta de buscas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.