Fed ratifica novas regras de investimento para diretores
Washington, 18 Fev 2022 (AFP) - O Federal Reserve (Fed) anunciou nesta sexta-feira que seu comitê de política monetária aprovou por unanimidade regras que restringem drasticamente a atividade de autoridades do banco no mercado de ações.
A maioria dessas regras foi divulgada em outubro, após revelações de lucros obtidos por executivos do banco, o que gerou protestos e demissões. Autoridades do Fed, no entanto, anunciaram em entrevista coletiva que a regulamentação ratificada hoje é ainda mais restritiva.
"Além das amplas proibições anunciadas em outubro, as regras anunciadas hoje vão além nas restrições a investimentos em criptomoedas, commodities e outras classes de ativos e tipos de transação", detalhou um funcionário, afirmando que as regras são "completas e rigorosas": "Elas colocam o Fed na vanguarda em matéria de normas e práticas entre os principais bancos do mundo."
As normas, que se aplicam a funcionários do alto escalão do Fed e aos membros do seu conselho administrativo, compreendem principalmente proibições na área de investimentos e novas exigências envolvendo os avisos e aprovação prévia de transações.
O objetivo da nova regulamentação é que o público tenha confiança na imparcialidade e integridade do Comitê, "evitando conflitos de interesse", explicou o Fed. As compras e vendas ficam proibidas durante os períodos de maior tensão nos mercados financeiros.
A nova normativa completa a já existente, que proibia autoridades do Fed de possuir ações bancárias e títulos do Tesouro, bem como de realizar transações financeiras durante os períodos de proibição, ou seja, durante reuniões do comitê de política monetária, que decide sobre os juros.
Dt/jum/cjc/llu/lb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.