Inflação nos EUA tem leve queda, a 5,0% interanual em dezembro
A inflação teve leve queda nos Estados Unidos e ficou em 5% nos 12 meses até dezembro, ante 5,5% no ano móvel encerrado em novembro - de acordo com o índice PCE divulgado pelo Departamento do Comércio nesta sexta-feira (27).
De acordo com esse índice privilegiado pelo Federal Reserve (Fed, Banco Central americano), os preços subiram 0,1%, o mesmo que no mês anterior, uma decepção para os analistas que esperavam estabilidade.
A inflação subjacente, que exclui os preços voláteis de alimentação e energia, voltou a crescer pela primeira vez desde agosto, 0,3%, ante 0,2% em novembro. Essa variação era esperada pelo mercado.
Na medição anual, a inflação subjacente também se moderou, a 4,4% em dezembro, ante 4,7% em novembro, sempre em 12 meses.
Já a renda das famílias aumentou 0,2%, um pouco menos do que em novembro, e seus gastos caíram 0,2%.
O Fed quer levar a inflação para 2% ao ano. Para tentar conseguir isso, elevou repetidamente suas taxas básicas de juros, um movimento que encarece o crédito. Com isso, desestimula o consumo e o investimento, reduzindo a pressão sobre os preços.
O índice PCE confirma a tendência de queda que marcou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com alta de 6,5% em 12 meses em dezembro, ante 7,1% no mês anterior.
jul/as/mr/tt
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.