Fundo soberano da Arábia Saudita dobra participação na petroleira Aramco
O fundo soberano da Arábia Saudita (PIF) dobrou para 8% sua participação na gigante do petróleo Aramco - informou a agência oficial de notícias SPA neste domingo (16).
O príncipe herdeiro e governante de fato, Mohamed bin Salman, anunciou a "transferência de 4% das ações estatais da Saudi Aramco para a Saudi Arabian Investment Company (Sanabil Investments)", conforme nota divulgada pela SPA.
A Sanabil Investments é uma empresa 100% controlada pelo fundo soberano saudita, denominado Public Investment Fund (PIF).
Esta nova operação "está alinhada com as iniciativas de longo prazo para estimular e diversificar a economia saudita" e reforça "a posição financeira e a classificação de crédito do PIF" liderado pelo príncipe herdeiro, disse a agência.
Após esta transferência, o Estado saudita continua a ser o maior acionista da petrolífera, com uma participação de 90,18%.
O príncipe herdeiro está fazendo um amplo programa de reformas para reduzir a dependência do país do petróleo, do qual é o maior exportador mundial.
saa/bfi/pc/mb/tt
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.