Wall Street fecha em baixa, puxada pela alta dos juros dos títulos nos EUA

A bolsa de Nova York fechou em baixa, nesta quarta-feira (18), influenciada pelo aumento dos juros dos bônus do Tesouro dos Estados Unidos a um valor máximo desde 2007, em meio a preocupações com o conflito no Oriente Médio.

O índice Dow Jones recuou 0,98%, enquanto o tecnológico Nasdaq subiu 1,62% e o S&P 500 avançou 1,34% no sino do fechamento.

O rendimento dos títulos do Tesouro a 10 anos alcançou um novo pico em 16 anos, de 4,92%, durante a sessão desta quarta-feira.

Os juros dos créditos hipotecários também atingiram um nível máximo, neste caso em 23 anos, de 8% para empréstimos de taxa fixa a 30 anos, os mais comuns nos Estados Unidos.

A onça do ouro - um valor de refúgio - subiu 1,36%, a 1.962,10 dólares, valor máximo em mais de dois meses.

O mercado petroleiro, por sua vez, também registrou altas nos preços do barril de petróleo, devido às ameaças iranianas de um embargo a Israel.

"É difícil ter clareza sobre a razão da queda das ações, entre a influência dos acontecimentos no Oriente Médio e o aumento das taxas de juros", fenômeno que corrói os lucros futuros das empresas, disse à AFP Karl Haeling, da LBBW. 

"Certamente há um temor" de que a guerra entre Israel e o Hamas "se torne um conflito regional", acrescentou Tom Cahill, da Ventura Wealth Management. 

Mas Cahill considera que, para o mercado, "o grande problema é o aumento das taxas de juros", provocado, em boa medida, pelos bons indicadores macroeconômicos nos Estados Unidos, que levam a crer que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) vai deixar "os juros altos por mais tempo".

Continua após a publicidade

vmt/mr/dg/mvv/ic

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.