Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Petrobras conclui venda de participação acionária na BR Distribuidora

Maiores compradores de ações da BR Distribuidores foram fundos de investimentos, seguidos por investidores estrangeiros - Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo
Maiores compradores de ações da BR Distribuidores foram fundos de investimentos, seguidos por investidores estrangeiros Imagem: Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo

06/07/2021 12h48Atualizada em 06/07/2021 18h05

A Petrobras informou hoje o encerramento da operação em que vendeu sua participação acionária na Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora).

Segundo a estatal, a oferta de sua parte na subsidiária ao mercado financeiro rendeu um montante de R$ 11,36 bilhões e foi encerrada ontem.

O anúncio de encerramento da oferta publicado pela estatal informa que foram vendidas 436,87 milhões de ações a 5,79 mil adquirentes. O preço de cada ação foi fixado em R$ 26.

Os maiores compradores das ações foram fundos de investimentos e investidores estrangeiros, segundo o detalhamento da operação.

Um total de 576 fundos de investimentos adquiriu cerca de 251 milhões de ações da BR Distribuidora, o que corresponde a 57,6% do total ofertado pela Petrobras.

Já os 146 investidores estrangeiros compraram 149 milhões de ações, fatia que corresponde a 34,1% do total.

A terceira maior fatia foi comprada por 4,8 mil pessoas físicas, que adquiriram 26,4 milhões de ações (6%).

A Petrobras justifica a venda de sua participação na BR Distribuidora como uma operação que "visa à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital".

A estatal disse que a oferta dessas ações ao mercado financeiro "está alinhada ao seu posicionamento estratégico de sair dos negócios de distribuição e focar seus investimentos em refino de classe mundial e em ativos de produção e exploração em águas profundas e ultraprofundas, onde a companhia tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos".