IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

PF apura fraudes em pedidos de seguro de mercadorias desviadas nos Correios

Esquema de grupo criminoso contou com a ajuda de funcionários dos Correios - Emerson Nogueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Esquema de grupo criminoso contou com a ajuda de funcionários dos Correios Imagem: Emerson Nogueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Da Agência Brasil

08/02/2022 11h42Atualizada em 08/02/2022 11h42

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Bumerangue, com o objetivo de reprimir grupo que teria fraudado o envio de encomendas seguradas, via Correios. Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Pará, em Goiás e no Distrito Federal.

De acordo com a PF, os investigados agiam há mais de um ano. Eles enviavam objetos segurados em valores próximos a R$ 10 mil para diversas cidades paraenses.

Essas encomendas eram então extraviadas dentro dos Correios, com a ajuda de alguns funcionários. Em seguida, os criminosos pediam o pagamento de seguro por não terem recebido as mercadorias.

"A parceria entre os Correios e a PF permitiu a identificação dos criminosos e o desenvolvimento de métodos que possam evitar, no futuro, novas práticas delitivas", informou a PF. Durante as investigações, foi verificado que algumas encomendas continham pedaços de madeira em vez de aparelhos celulares.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 19 anos de prisão.