EAU desempenha um papel de liderança no cenário global de energia ecológica, afirmam ministros e autoridades

ABU DHABI, 26 de janeiro de 2024 (WAM) -- Ministros e autoridades dos Emirados Árabes Unidos enfatizaram a importância do Dia Internacional da Energia Limpa, celebrado em 26 de janeiro, pois reflete o crescente interesse global em fontes de energia sustentáveis como a melhor solução para alcançar uma transformação justa e inclusiva para todos.

Em declarações à Agência de Notícias dos Emirados (WAM), marcando o primeiro Dia Internacional da Energia Limpa, que coincide com o aniversário da fundação da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), eles destacaram o papel de liderança dos Emirados Árabes Unidos no cenário da energia ecológica em todos os níveis e os investimentos de bombeamento destinados a acelerar a transição para um futuro mais sustentável. E também parabenizaram a IRENA por seus esforços em continuar apoiando o lançamento de projetos de energia renovável em todo o mundo e turbinando o impulso da ação climática globalmente.

O Dr. Sultan bin Ahmed Al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologia Avançada, disse que os Emirados Árabes Unidos, impulsionados pela visão de futuro de sua liderança, estão desempenhando um papel ativo e de liderança regional e global no campo da energia renovável para garantir o futuro da humanidade e do planeta.

Al Jaber parabenizou a IRENA por seus esforços para promover projetos de energia renovável e pediu a todos os seus membros que intensifiquem seus esforços para atender à necessidade mundial de triplicar a capacidade das fontes de energia renovável até 2030 para manter 1,5°C dentro do alcance.

O ministro explicou que a COP28 viu todas as partes chegarem a um acordo sobre o histórico "Consenso dos Emirados Árabes Unidos", que inclui a realização de uma transição bem organizada, responsável, justa e realista para um sistema de energia com zero carbono, e também estabeleceu, pela primeira vez, metas específicas com prazo determinado para triplicar a capacidade das fontes de energia renovável até 2030, enfatizando que todas as partes devem agora transformar compromissos e promessas em ações e resultados tangíveis, impulsionando ainda mais o papel vital da IRENA na promoção de políticas, tecnologia e financiamento para alcançar o progresso desejado nessa área.

Por sua vez, Suhail bin Mohammed Al Mazrouei, ministro de Energia e Infraestrutura, destacou: “Os Emirados Árabes Unidos investiram pesadamente em projetos de energia limpa, especialmente nuclear e solar, para garantir o alcance do zero líquido até 2050. Ao comemorarmos o Dia Internacional da Energia Limpa, reafirmamos nosso compromisso com soluções inovadoras e esforços coletivos para acelerar a transição para um futuro mais sustentável.”

O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, ministro de Estado do Comércio Exterior, ressaltou: "A injeção de investimentos globais em energia limpa e suas tecnologias mudarão a forma do mundo como o conhecemos. Na frente comercial, isso nos permitirá criar cadeias de suprimentos totalmente sustentáveis, o que é essencial para superar os desafios da mudança climática e oferecer novas oportunidades para as economias do mundo em desenvolvimento."

Por sua vez, a Dra. Amna bint Abdullah Al Dahak Al Shamsi, ministra da Mudança Climática e do Meio Ambiente, disse: “A celebração mundial do primeiro Dia Internacional da Energia Limpa logo após a COP28 é uma prova do compromisso global com a transição da energia limpa. O Ministério das Mudanças Climáticas e do Meio Ambiente continuará a desempenhar um papel proativo nos esforços nacionais para reduzir as emissões, atingir as metas do Acordo de Paris, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e proteger o futuro do planeta.”

Por sua vez, a Dra. Nawal Al-Hosany, representante permanente dos Emirados Árabes Unidos na IRENA, destacou: "A adoção do Dia Internacional da Energia Limpa pelas Nações Unidas atesta o crescente interesse global em energia renovável e limpa como a melhor solução para alcançar uma transição energética justa, inclusiva e prática".

Continua após a publicidade

Al-Hosany destacou o compromisso inabalável dos Emirados Árabes Unidos em trabalhar com a comunidade global para triplicar a capacidade global de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030, para colocar o mundo no caminho certo e manter o limite de 1,5°C.

Mohamed Jameel Al Ramahi, CEO da Companhia de Energia do Futuro de Abu Dhabi (Masdar), disse: “O Dia Internacional da Energia Limpa é uma oportunidade para celebrar o papel significativo da energia renovável em causar um impacto positivo em nosso mundo e abrir caminho para a construção de um futuro sustentável baseado na neutralidade climática. Como uma das empresas de energia renovável que mais crescem no mundo, a Masdar tem orgulho de desempenhar um papel de liderança na aceleração do ritmo de implantação de soluções de energia limpa em todo o mundo.”

O mundo está comemorando o primeiro Dia Internacional da Energia Limpa nesta sexta, pois ele oferece uma grande oportunidade de manter o impulso da adoção de energia limpa e renovar os compromissos internacionais para a construção de um futuro sustentável. A declaração desse dia pela Assembleia Geral das Nações Unidas é fruto dos esforços conjuntos feitos pelos Emirados Árabes Unidos e pelo Panamá durante o ano passado para que ele fosse aprovado.




Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes