Embaixador dinamarquês afirma que laços entre Dinamarca e Emirados se fortalecem com aumento do comércio e da cooperação climática

ABU DHABI, 5 de fevereiro de 2024 (WAM) -- As relações bilaterais entre Dinamarca e Emirados Árabes Unidos estão se fortalecendo com o aumento das transações comerciais e da cooperação em ações climáticas, afirmou Anders Bjørn Hansen, embaixador da Dinamarca nos EAU, à Agência de Notícias dos Emirados (WAM). "Temos fortes laços comerciais, que se desenvolveram muito bem nos últimos dois anos", disse em uma entrevista na capital do país.

De acordo com o Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, o comércio bilateral Emirados-Dinamarca no valor de USD 620 milhões (AED 2,27 bilhões) durante os primeiros nove meses de 2023 excedeu o valor de USD 484 milhões (AED 1,78 bilhão) do comércio durante o mesmo período em 2022, marcando um aumento de 28,1%.

Cooperação climática

O embaixador disse que a estreita colaboração entre os dois países na COP28, a Conferência do Clima da ONU realizada em dezembro em Dubai, fortaleceu ainda mais a cooperação bilateral na ação climática.

A presença da Dinamarca na COP28 incluiu um pavilhão notável e a maior delegação empresarial de todos os tempos, representando mais de 30 empresas, observou.

O primeiro-ministro dinamarquês, vários outros ministros e o rei Frederik X da Dinamarca, então príncipe herdeiro, também participaram ativamente da COP28. "Acho que é uma indicação muito forte de como o relacionamento está crescendo", destacou.

Em 2019, a Embaixada da Dinamarca em Abu Dhabi se tornou a primeira no Oriente Médio, entre 15 embaixadas em todo o mundo, selecionada para a iniciativa Diplomacia de Carbono da Dinamarca, lembrou Hansen.

Agora expandidas para 29 "embaixadas de frente climática", incluindo Rabat e Cairo, no Oriente Médio, essas embaixadas trabalham em prol da cooperação internacional e de parcerias para atingir a ambiciosa meta da Dinamarca de reduzir em 70% as emissões de carbono até 2030.

A Embaixada em Abu Dhabi está implementando várias iniciativas sistemáticas para operar de forma mais sustentável e reduzir sua pegada de carbono, explicou. "Meu carro oficial é elétrico e o carro do escritório é híbrido." O enviado e sua equipe estão seguindo todas as medidas possíveis para economizar água e eletricidade.

Continua após a publicidade

Comunidade dinamarquesa de 3 mil pessoas

O número de cidadãos dinamarqueses que vivem nos Emirados Árabes Unidos aumentou para 3 mil, ante 2.500 no início de 2020, revelou o embaixador.

A maioria deles vive em Dubai, trabalhando principalmente no setor privado, embora alguns estejam no setor público, disse.

Os voos diretos de Dubai e Abu Dhabi para a Dinamarca facilitaram o aumento dos vínculos interpessoais, dos intercâmbios culturais e do turismo, observou Hansen.

Explorando as oportunidades nos esportes, Hansen destacou a arena esportiva ativa nos Emirados Árabes Unidos, especialmente durante o inverno, que oferece condições favoráveis para várias atividades.

Hansen é o embaixador da Dinamarca nos Emirados Árabes Unidos e no Qatar, bem como na Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês) desde 1º de setembro de 2022.

Continua após a publicidade

Além de ocupar vários cargos no Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, ele serviu nas embaixadas dinamarquesas no Irã e em Israel. O embaixador Hansen também atuou como assessor especial de Relações Exteriores (2006-2009) no Gabinete do Primeiro Ministro da Dinamarca.

A rainha Margrethe II concedeu a ele o título de Cavaleiro da Ordem de Dannebrog.



Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes