Embaixador dinamarquês afirma que laços entre Dinamarca e Emirados se fortalecem com aumento do comércio e da cooperação climática
ABU DHABI, 5 de fevereiro de 2024 (WAM) -- As relações bilaterais entre Dinamarca e Emirados Árabes Unidos estão se fortalecendo com o aumento das transações comerciais e da cooperação em ações climáticas, afirmou Anders Bjørn Hansen, embaixador da Dinamarca nos EAU, à Agência de Notícias dos Emirados (WAM). "Temos fortes laços comerciais, que se desenvolveram muito bem nos últimos dois anos", disse em uma entrevista na capital do país.
De acordo com o Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, o comércio bilateral Emirados-Dinamarca no valor de USD 620 milhões (AED 2,27 bilhões) durante os primeiros nove meses de 2023 excedeu o valor de USD 484 milhões (AED 1,78 bilhão) do comércio durante o mesmo período em 2022, marcando um aumento de 28,1%.
Cooperação climática
O embaixador disse que a estreita colaboração entre os dois países na COP28, a Conferência do Clima da ONU realizada em dezembro em Dubai, fortaleceu ainda mais a cooperação bilateral na ação climática.
A presença da Dinamarca na COP28 incluiu um pavilhão notável e a maior delegação empresarial de todos os tempos, representando mais de 30 empresas, observou.
O primeiro-ministro dinamarquês, vários outros ministros e o rei Frederik X da Dinamarca, então príncipe herdeiro, também participaram ativamente da COP28. "Acho que é uma indicação muito forte de como o relacionamento está crescendo", destacou.
Em 2019, a Embaixada da Dinamarca em Abu Dhabi se tornou a primeira no Oriente Médio, entre 15 embaixadas em todo o mundo, selecionada para a iniciativa Diplomacia de Carbono da Dinamarca, lembrou Hansen.
Agora expandidas para 29 "embaixadas de frente climática", incluindo Rabat e Cairo, no Oriente Médio, essas embaixadas trabalham em prol da cooperação internacional e de parcerias para atingir a ambiciosa meta da Dinamarca de reduzir em 70% as emissões de carbono até 2030.
A Embaixada em Abu Dhabi está implementando várias iniciativas sistemáticas para operar de forma mais sustentável e reduzir sua pegada de carbono, explicou. "Meu carro oficial é elétrico e o carro do escritório é híbrido." O enviado e sua equipe estão seguindo todas as medidas possíveis para economizar água e eletricidade.
Comunidade dinamarquesa de 3 mil pessoas
O número de cidadãos dinamarqueses que vivem nos Emirados Árabes Unidos aumentou para 3 mil, ante 2.500 no início de 2020, revelou o embaixador.
A maioria deles vive em Dubai, trabalhando principalmente no setor privado, embora alguns estejam no setor público, disse.
Os voos diretos de Dubai e Abu Dhabi para a Dinamarca facilitaram o aumento dos vínculos interpessoais, dos intercâmbios culturais e do turismo, observou Hansen.
Explorando as oportunidades nos esportes, Hansen destacou a arena esportiva ativa nos Emirados Árabes Unidos, especialmente durante o inverno, que oferece condições favoráveis para várias atividades.
Hansen é o embaixador da Dinamarca nos Emirados Árabes Unidos e no Qatar, bem como na Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês) desde 1º de setembro de 2022.
Além de ocupar vários cargos no Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, ele serviu nas embaixadas dinamarquesas no Irã e em Israel. O embaixador Hansen também atuou como assessor especial de Relações Exteriores (2006-2009) no Gabinete do Primeiro Ministro da Dinamarca.
A rainha Margrethe II concedeu a ele o título de Cavaleiro da Ordem de Dannebrog.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.