Laboratório Central de Dubai desenvolve sistema de triagem inovador para detectar subprodutos de carne suína em alimentos processados

DUBAI, 4 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Laboratório Central de Dubai, afiliado à Prefeitura de Dubai, desenvolveu um sistema inovador de exame e triagem com o objetivo de detectar subprodutos de carne suína em produtos de carne processada usando altas concentrações de DNA extraído de produtos alimentícios.

O lançamento do novo sistema de triagem está alinhado com os esforços constantes do Laboratório para criar um ecossistema ideal para exames laboratoriais. E também busca fornecer um serviço abrangente que garanta o máximo de eficiência e qualidade, ao mesmo tempo em que adere aos melhores padrões e especificações internacionais.

O sistema garante a segurança e a qualidade dos produtos alimentícios disponíveis no mercado, contribuindo para a sustentabilidade do sistema alimentar e melhorando a reputação de Dubai como o principal destino global para trabalhar e viver.

Hind Mahmoud Ahmed, diretora-interina do Departamento do Laboratório Central de Dubai no Município de Dubai, afirmou que o novo mecanismo de triagem é desenvolvido de forma sistemática e contínua, de acordo com a natureza dos produtos e materiais alimentícios disponíveis no mercado local.

O novo laboratório continua a oferecer serviços de testes flexíveis, altamente precisos e proativos que atendem às necessidades dos clientes. Isso se alinha com os objetivos do município de Dubai de estabelecer um ecossistema sustentável de saúde e alimentos, garantindo a proteção da comunidade contra riscos alimentares e melhorando a qualidade geral de vida no emirado.

Aumento da eficiência

Hind declarou: "O novo sistema foi criado em laboratórios microbiológicos e tornou todos os produtos comercializados mais confiáveis ao detectar resíduos de subprodutos suínos com uma eficiência cerca de 100 vezes maior do que a dos procedimentos de exame convencionais. Essa conquista está ao lado dos inúmeros sucessos do laboratório na melhoria das operações e no cumprimento dos objetivos, que incluem o desenvolvimento e a integração de padrões globalmente aceitos para testes laboratoriais e certificados de calibração".

Desenvolvimento de novas tecnologias

Além disso, ela destacou a utilização de um dispositivo de última geração que apresenta um sistema totalmente automatizado e um protocolo seguro, facilitando o rastreamento abrangente de amostras desde o início dos testes até a publicação dos resultados.

Continua após a publicidade

A leitura automatizada baseada em fluorescência o torna um dos métodos mais sofisticados e avançados do mundo para a detecção de microorganismos em amostras de alimentos.

A Eng. Hind explicou ainda que a tecnologia garante resultados rápidos e precisos, fornecendo resultados em um único dia e acomodando até 100 testes por hora. A capacidade da tecnologia de identificar rapidamente várias bactérias, leveduras e fungos associados à qualidade dos produtos alimentícios e contaminantes microbianos desempenha um papel fundamental no aprimoramento da flexibilidade, da produtividade e do processo e mecanismo de triagem.

Testes e análises integrados

Os clientes podem aproveitar os serviços laboratoriais de análise microbiológica oferecidos pelo Laboratório Central de Dubai, que incluem exames de qualidade e segurança de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, materiais de contato com alimentos (FCM, na sigla em inglês) e estimativas de datas de validade de produtos alimentícios.

Além disso, eles podem se beneficiar de testes de amostras ambientais, incluindo amostras de água potável engarrafada e não engarrafada para garantir que não contenha nenhuma bactéria causadora de doenças, e testes de amostras de água subterrânea, água de irrigação, do mar, lagos, canais, praias, água de piscina, água de hotéis e clínicas odontológicas, sedimentos e solo, reservas naturais e resíduos perigosos e fertilizantes.

Os clientes podem obter os relatórios de testes de segurança laboratorial microbiológica de diferentes amostras de produtos e consumíveis, incluindo cosméticos, detergentes, brinquedos infantis, têxteis etc.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o Laboratório Central de Dubai tem vários laboratórios especializados e inovadores, equipados com as mais avançadas técnicas e tecnologias para avaliar diferentes tipos de produtos comercializados no mercado local.



Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes