Banco United Arab apresenta crescimento de 65% nos lucros líquidos do ano fiscal de 2023

ABU DHABI, 8 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Banco United Arab (UAB, na sigla em inglês) divulgou seus resultados financeiros para o ano completo encerrado em 31 de dezembro de 2023, registrando um lucro líquido de AED 255 milhões (cerca de USD 69 milhões) para o ano de 2023, em comparação com um lucro líquido de AED 155 milhões em 2022, um aumento de 65%.

O crescimento do lucro líquido resulta de um melhor desempenho operacional e de menores perdas de crédito esperadas, juntamente com uma gestão de custos disciplinada.

O desempenho financeiro do UAB foi auxiliado por um progresso significativo em todos os negócios principais, com a receita operacional total registrando um crescimento de 15% no exercício de 2023 em comparação com o exercício de 2022. A expectativa é de que os número melhorem ainda mais com novas subscrições de portfólio em ativos de qualidade. O total de ativos cresceu 25% em relação ao ano anterior no exercício de 2023, atingindo AED 17,6 bilhões, impulsionado pelo forte crescimento em empréstimos, adiantamentos e financiamento islâmico (+23% em relação ao ano anterior) e no portfólio de investimentos (+31% em relação ao ano anterior).

Aumentado pela emissão de capital de Nível 1 Adicional de USD 150 milhões durante o primeiro trimestre de 2023, o Banco mantém um sólido índice de adequação de capital de 19% e um índice CET1 de 13,5%, que permanecem bem acima dos requisitos regulatórios, apoiando o crescimento do crédito no futuro. O índice de empréstimos inadimplentes (NPL) melhorou notavelmente de 8,2% no exercício de 2022 para 5% no exercício de 2023.

O Banco continua a se concentrar no crescimento de seus principais negócios e receitas nos segmentos de banco de atacado, banco de varejo e tesouraria e mercado de capitais.

O sólido perfil de liquidez também é demonstrado pelos avanços para um índice de recursos estáveis de 76% e um índice de ativos líquidos elegíveis de 20%, confortavelmente acima dos limites regulamentares.

O xeique Faisal bin Sultan bin Salem Al Qassimi, presidente do Conselho de Administração do UAB, disse ter o prazer de anunciar mais um ano de crescimento notável nos lucros líquidos, impulsionado pela execução implacável e disciplinada da nova estratégia. "Em nome do Conselho e da administração, gostaria de expressar minha gratidão aos líderes visionários dos Emirados Árabes Unidos, nossos valiosos clientes, reguladores, parceiros e acionistas por seu apoio e confiança contínuos no UAB", ressaltou.

Shirish Bhide, CEO do Banco, enfatizou o compromisso com a excelência, afirmado ainda mais pelo crescimento significativo das receitas e dos lucros alcançados em 2023: "Nossa abordagem centrada no cliente e políticas prudentes levaram a um aumento de 15% nas receitas e um aumento de 65% nos lucros", destacou.

E lembrou que o UAB melhorou significativamente a qualidade de seus ativos, tendo reduzido em mais da metade o índice de NPLs para 5% em 2023, de 11,6% há apenas dois anos, disse. "O balanço patrimonial foi ainda mais fortalecido com a captação de USD 150 milhões de capital adicional de nível 1 e um empréstimo de médio prazo de dois anos no valor de AED 735 milhões (cerca de USD 200 milhões) a taxas competitivas de mercado. Além de integrar novos clientes e lançar novos produtos, o Banco United Arab também registrou um aumento nos depósitos CASA e melhorou a conectividade com os clientes", acrescentou.

Continua após a publicidade



Deixe seu comentário

Só para assinantes