Começa em Dubai dia de pré-cúpula da Cúpula Mundial de Governos 2024

DUBAI, 11 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O dia de pré-cúpula da Cúpula Mundial de Governos (WGS, na sigla em inglês) 2024 teve início na manhã de domingo em Dubai. A Cúpula será aberta oficialmente na segunda e se estenderá até 14 de fevereiro sob o tema "Moldando os Governos do Futuro".

O dia anterior à Cúpula apresenta o Fórum Fiscal Árabe e o Encontro Árabe para Jovens Líderes, com uma ampla participação de autoridades seniores, especialistas, futuristas, tomadores de decisão, líderes de pensamento e representantes de organizações internacionais.

A WGS é uma plataforma global que reúne mais de 25 chefes de estado e de governo, mais de 85 organizações internacionais e regionais e instituições globais, 120 delegações governamentais e um grupo de líderes de pensamento e especialistas de todo o mundo.

A Cúpula discutirá as principais tendências globais do futuro em mais de 110 diálogos principais e sessões interativas, com a participação de 200 palestrantes internacionais. Além disso, serão realizadas mais de 23 reuniões ministeriais e sessões executivas com a participação de mais de 300 ministros.

O 8º Fórum Fiscal Árabe, organizado pelo Ministério das Finanças em cooperação com o Fundo Monetário Árabe e o Fundo Monetário Internacional, está sendo realizado sob o tema "Projetando políticas fiscais mais eficientes e equitativas para lidar com as vulnerabilidades da dívida e os desafios fiscais futuros em um mundo de restrições financeiras mais rígidas".

O Fórum contará com a presença dos ministros das Finanças e dos governadores dos Bancos Centrais dos países árabes, juntamente com Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Dr. Fahad M. Alturki, diretor-geral e presidente da Diretoria Executiva do Fundo Monetário Árabe, e 100 funcionários seniores e especialistas de instituições regionais e internacionais.

O evento incluirá quatro sessões de diálogo - desenvolvimentos e perspectivas macroeconômicas, reformas bem-sucedidas nos subsídios de energia e redes de segurança social direcionadas, uma abordagem de balanço para gerar valor a partir de ativos públicos e gerar receita por meio de reformas na administração tributária.

A terceira edição do "Arab Meeting for Young Leaders" (Encontro Árabe para Jovens Líderes) apresenta várias iniciativas, experiências e estudos sobre jovens em nível árabe que se preocupam com o empoderamento, a capacitação e o desenvolvimento de habilidades. Essas iniciativas contribuem para aumentar a participação dos jovens no processo de desenvolvimento sustentável no mundo árabe. A reunião também discute o papel dos valores na promoção de elementos de identidade nacional entre os jovens.

O encontro destaca os valores da coesão social, que é considerada um pilar fundamental para a construção de sociedades fortes e sustentáveis. Isso é feito por meio do envolvimento dos jovens em esforços para promover pontos em comum entre os componentes da sociedade, relacionados à identidade, ao idioma e ao patrimônio cultural.

Continua após a publicidade

A reunião conta com a participação de 15 ministros árabes da juventude, mais de 20 tomadores de decisão, chefes de instituições de juventude e mais de 100 jovens líderes de organizações de desenvolvimento comunitário. Há também mais de 32 palestrantes de diferentes disciplinas e campos. O Encontro Árabe para Jovens Líderes inclui várias sessões.

A terceira edição da iniciativa "Jovens Pioneiros Árabes" também será lançada durante o Encontro Árabe para Jovens Líderes. Essa iniciativa celebra a juventude árabe criativa e inovadora.

Também será realizada a reunião dos Ministros Árabes da Juventude, bem como um workshop ministerial para o intercâmbio de práticas recomendadas no campo da segurança alimentar e hídrica, em cooperação com o Banco Mundial. Haverá também uma mesa redonda sobre o progresso das atividades do Programa de Intercâmbio de Conhecimentos Governamentais, além de uma apresentação dos projetos transformadores dos participantes do Programa Internacional de Gestores Governamentais e a formatura dos participantes do programa.

A Cúpula sediará 15 fóruns globais com foco no desenvolvimento de estratégias e planos futuros em setores vitais para a humanidade. Esses fóruns, organizados em parceria com organizações internacionais, instituições tecnológicas globais e empresas líderes, têm como objetivo inovar em soluções para os desafios enfrentados pelas sociedades humanas.

Esses fóruns incluem o Fórum de Saúde Global, o Fórum de Serviços Governamentais, o Fórum de Administração do Governo Árabe, o Fórum de Intercâmbio de Conhecimento, o Fórum do Futuro do Transporte, o Fórum de Finanças Públicas para Países Árabes, o Fórum do Futuro da Educação, o Fórum do Futuro do Espaço e o Fórum de Indústria e Tecnologia Avançadas.

A Cúpula Mundial de Governos 2024 continua seus diversos diálogos por meio de fóruns como o Fórum de Inteligência Artificial, o Fórum do Futuro do Trabalho, o Fórum de Economias Emergentes, o Fórum de Governança da Geotecnologia, o Fórum de Metas de Desenvolvimento Sustentável, além do Encontro Árabe para Jovens Líderes.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes