Secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo elogia esforços regionais e internacionais dos EAU

DUBAI, 12 de fevereiro de 2024 (WAM) -- Jasem Mohamed AlBudaiwi, secretário-geral do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo (CCG), elogiou o compromisso dos Emirados Árabes Unidos, sob a liderança do presidente, xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, de impulsionar a cooperação entre os países do CCG e conduzir o processo de desenvolvimento pioneiro rumo a mais progresso e prosperidade.

Em entrevista à Agência de Notícias dos Emirados Árabes Unidos (WAM) à margem da Cúpula Mundial de Governos (WGS, na sigla em inglês) 2024, inaugurada na segunda pela manhã em Dubai, AlBudaiwi elogiou o apoio histórico dos Emirados ao progresso e à ação conjunta do Conselho desde o falecido xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, enfatizando sua importância para a estabilidade, a segurança e a prosperidade econômica da região.

E também observou a contribuição ativa dos EAU para promover a integração comercial, industrial e de investimentos entre as nações do CCG, alinhada com sua visão compartilhada de diversificação econômica e crescimento impulsionado pela inovação.

AlBudaiwi reiterou o papel crucial dos Emirados Árabes Unidos na promoção da integração comercial, industrial e de investimentos, além de fomentar o crescimento do setor não petrolífero por meio da inovação.

Ressaltou ainda o progresso substancial feito pelas economias do Golfo, motivando os esforços para alcançar a unidade econômica dentro do Conselho, observando o papel excepcional que a Secretaria Geral desempenha nesse sentido para superar quaisquer obstáculos que impeçam a realização desses objetivos grandiosos.

A Secretaria Geral do Conselho está implementando um conjunto de metas por meio da Autoridade de Assuntos Econômicos e de Desenvolvimento, com foco na conclusão da União Aduaneira e no estabelecimento do Mercado Comum e da Nacionalidade Econômica do CCG.

O secretário-geral enfatizou as oportunidades significativas apresentadas pela força econômica e pela localização estratégica do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo, observando a posição central do bloco entre o Oriente e o Ocidente. Ele destacou a busca do CCG por políticas equilibradas com potências internacionais e seu investimento em desenvolvimento sustentável para alcançar estabilidade e prosperidade.

Essa abordagem, segundo ele, aumenta a capacidade dos países do CCG de lidar com as mudanças atuais e futuras na economia global e nas cadeias de suprimentos e de enfrentar vários desafios com uma visão unificada e decisões bem pensadas.

AlBudaiwi enfatizou a importância da integração econômica do CCG e destacou o progresso feito em projetos conjuntos do Golfo para promover o desenvolvimento sustentável em 2024.

Continua após a publicidade

Também ressaltou o compromisso inabalável dos Emirados Árabes Unidos como um parceiro confiável para nações e organismos internacionais no enfrentamento de questões globais urgentes e na promoção da paz, da estabilidade e do desenvolvimento. Esse compromisso ficou evidente durante crises recentes, como a pandemia da COVID-19, em que os EAU desempenharam um papel proativo na assistência aos países afetados com materiais de socorro, vacinas e suprimentos médicos. Esses esforços foram aclamados pela comunidade internacional e por organizações humanitárias, incluindo a Organização Mundial da Saúde.

Além disso, ele mencionou a resposta proativa dos Emirados à crise global de energia após os eventos na Ucrânia, destacando seu papel na estabilização dos mercados globais de energia por meio da regulação dos preços dos mercados globais.

AlBudaiwi também elogiou o fato de os Emirados Árabes Unidos terem sediado eventos internacionais importantes, incluindo a Expo 2020 Dubai e a 28ª Conferência das Partes (COP28), reiterando os resultados sólidos desses eventos na abordagem das mudanças climáticas e na promoção da cooperação global.

Destacando o significado da Cúpula Mundial de Governos, AlBudaiwi observou sua importância como uma plataforma de conhecimento lançada para abordar vários desafios globais e promover a cooperação entre governos, sociedade civil e setor privado.

Por fim, AlBudaiwi afirmou que a 11ª edição da WGS aborda desafios globais urgentes, como questões políticas, econômicas e sociais e segurança climática, alimentar, hídrica e energética. Há também muitos novos desafios que não podem ser resolvidos por métodos tradicionais, juntamente com o papel cada vez maior da tecnologia e da inteligência artificial na orientação das economias e do trabalho de governos, organizações e instituições.

https://wam.ae/en/article/13rgjdk-gcc-secretary-general-hails-uaes-regional

Continua após a publicidade



Deixe seu comentário

Só para assinantes