Abu Dhabi divulga roteiro global para educação ambiental e desenvolvimento sustentável no Congresso Mundial de Educação Ambiental 2024

ABU DHABI, 17 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Roteiro de Abu Dhabi, um plano de alto nível que delineia recomendações globais para reforçar a Educação Ambiental (EA) e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), foi revelado no quarto dia do 12º Congresso Mundial de Educação Ambiental (WEEC, na sigla em inglês) 2024, no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC). Resultado de quatro dias de discussões vibrantes, workshops e eventos, o roteiro descreve um chamado à ação para catalisar e revigorar os esforços em EA e ESD com foco no enfrentamento da Tripla Crise Planetária.

Comentando sobre o anúncio, Shaikha Al Dhaheri, secretária-geral da Agência Ambiental de Abu Dhabi (EAD), disse que o Roteiro de Abu Dhabi representa um momento crucial no caminho em direção a um futuro mais sustentável e resiliente e afirma a dedicação dos Emirados Árabes Unidos em aprimorar a EE para ajudar a catalisar ainda mais nessa jornada. "O WEEC2024 serviu como um palco dinâmico para revelar esse plano ambiental. A massa de conhecimento adquirida e as ideias que nos inspiraram ao longo desse congresso são ilustrações adequadas do poder das iniciativas educacionais. Agora, o Roteiro continuará a nos impulsionar em nosso trabalho contínuo para um futuro mais verde", destacou.

Desenvolvido com a contribuição de diversas partes interessadas de 83 países, incluindo a UNESCO, a IUCN, o PNUMA, o Ministério da Educação dos Emirados Árabes Unidos, o Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados (MOCCAE), o Departamento de Educação e Conhecimento de Abu Dhabi e a Autoridade da Primeira Infância de Abu Dhabi (ECA), bem como uma série de especialistas globais em educação ambiental, o Roteiro foi apresentado por Ahmed Baharoon, diretor-executivo de Informações Ambientais, Ciência e Gestão de Extensão, Agência Ambiental de Abu Dhabi. Essa apresentação ocorreu durante uma sessão dedicada no quarto dia do WEEC2024.

Durante o anúncio, foi enfatizado que as discussões do congresso ajudaram a informar o Roteiro de Abu Dhabi. No entanto, seu início remonta à COP28, onde foram feitos apelos urgentes por ação e esforços intensificados em Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável para enfrentar o "Código Vermelho para a Humanidade" representado pela Crise Planetária Tripla.

Ressaltando a importância do anúncio, Julia Heiss, líder da equipe de Educação e Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, afirmou que o Congresso Mundial de Educação Ambiental de 2024 reuniu com sucesso as partes interessadas da comunidade global de Educação Ambiental (EA) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em todo o mundo. O evento serviu como uma plataforma para a troca de ideias, inovações e os mais recentes desenvolvimentos na área. "Essa comunidade global de prática tem como objetivo transformar a educação para apoiar um futuro mais sustentável, não apenas em nível internacional, mas também regional, por meio da rede de Centros Regionais de Especialização, e em nível nacional, por meio do desenvolvimento de iniciativas abrangentes de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) para o ano de 2030", observou.

Ecoando o sentimento, Abdul-Majeid Haddad, diretor-regional adjunto para a Ásia Ocidental do PNUMA, disse que a educação é um dos principais veículos para alcançar um futuro sustentável. "A Tripla Crise Planetária é um perigo claro e presente, que precisa de uma ação coordenada e colaborativa. A estratégia do PNUMA é orientada pela crise planetária tripla. De fato, estamos animados em ver que a Agência Ambiental de Abu Dhabi se concentrou nessa crise e conseguiu obter uma resposta de educadores ambientais de todo o mundo para tomar medidas colaborativas no sentido de contribuir para o enfrentamento dessa crise no 12º Congresso Mundial de Educação Ambiental realizado em Abu Dhabi", declarou.

As principais recomendações incluem a necessidade de aumentar urgentemente o ritmo e a escala da EE e da EDS e garantir que sejam elementos proeminentes nas agendas nacionais e globais, com o roteiro destacando a natureza essencial de eventos como o WEEC para promover uma melhor integração e ampliar o impacto das metas compartilhadas.

O plano também incentiva o aproveitamento da IA e das tecnologias inteligentes para ajudar a atingir as metas ambientais, ao mesmo tempo em que ressalta a importância de colocar a ética e os valores no centro da EE e da ESD para ajudar a promover conexões emocionais entre a sociedade e a natureza. As complexidades dos dias atuais também foram reconhecidas; o Roteiro estabelece recomendações para a aprendizagem avaliativa como um recurso para melhorar a eficácia das intervenções de EE e ESD e combinar habilidades verdes com empregos verdes para impulsionar o desenvolvimento sustentável de forma eficaz.

Durante seu discurso sobre a contribuição de Abu Dhabi para o roteiro global, Ahmed Baharoon comentou que o documento identifica várias ações importantes que abordam as mudanças climáticas, o gerenciamento de resíduos e a perda de biodiversidade, e pode ser implementado por países e comunidades em todo o mundo. "Em termos de implementação em Abu Dhabi, a EAD participará ativamente de iniciativas globais, como a Parceria para a Educação Ecológica com a UNESCO, além de expandir programas locais, como a Iniciativa para Escolas Sustentáveis, para abranger todas as escolas. Os esforços vão envolver a promoção da circularidade e a implementação de medidas como a recente proibição de plásticos de uso único, complementadas por campanhas de conscientização para promover mudanças comportamentais", disse.

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E prosseguiu lembrando que para combater a perda de biodiversidade, Abu Dhabi colabora com o PNUMA e parceiros como a Academia Rewilding, na Holanda, e a Plant for Planet, na Alemanha, para responder ao Desafio 6.3 - Educação do Plano de Ação da Década de Restauração de Ecossistemas do PNUMA. "Para fortalecer ainda mais esses esforços, estão em andamento planos para estabelecer um Centro Regional de Especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável em Abu Dhabi. Além disso, a estreita colaboração com parceiros como a IUCN ressalta a dedicação de Abu Dhabi em desenvolver recomendações de aprendizado baseadas na natureza", acrescentou Baharoon.

Ao encerrar seu discurso, ele convidou o mundo a participar do Roteiro de Abu Dhabi e ajudar a implementar suas recomendações, elaboradas a partir de uma riqueza de experiência e conhecimento. "Buscamos parceiros, colaborações e redes para ajudar a conectar as pessoas e criar um amanhã melhor", concluiu.

O quarto dia marcou o fim de conversas envolventes e compartilhamento de conhecimento, o que estabeleceu a base para uma exploração dos locais ecológicos e educacionais de Abu Dhabi em uma série de viagens de campo no quinto dia, integrando perfeitamente a teoria às experiências práticas.

Antes do anúncio do roteiro, os quatro presidentes temáticos do WEEC2024: Antonella Bachiorri, professora de Didática da Biologia e Educação Ambiental da Universidade de Parma, Itália; Richard Perry, presidente do Comitê Sociocientífico; David Zandvliet, professor da Universidade Simon Fraser, Vancouver, Canadá, e Gayatri Raghwa, consultora-sênior de Educação Ambiental do PNUMA, Índia, resumiram o resultado do evento. E abordaram os desafios identificados nas discussões durante os quatro dias, destacando as dimensões que precisam ser consideradas, os objetivos coletivos da educação ambiental e os meios para alcançá-los.

Em antecipação aos esforços futuros de educação ambiental, foi feito um anúncio empolgante sobre o 13º Congresso Mundial de Educação Ambiental. O próximo congresso será realizado em Perth, na Austrália, prometendo mais engajamento e avanços no campo da educação ambiental.



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