EAU receberá 175 ministros e altos funcionários para a 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio

ABU DHABI, 22 de fevereiro de 2024 (WAM) -- Os Emirados Árabes Unidos estão se preparando para sediar a 13ª Conferência Ministerial (MC13) da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Abu Dhabi, entre 26 e 29 de fevereiro de 2024.

Esse evento fundamental reúne ministros e autoridades seniores de todo o mundo para discussões sobre as regras e regulamentos que regem o comércio internacional.

A reunião de 175 Estados-Membros, líderes do setor privado, ONGs e representantes da sociedade civil permitirá que a comunidade global trabalhe em conjunto para promover um sistema comercial mais eficiente, sustentável e inclusivo.

As Conferências Ministeriais são o mais alto órgão de tomada de decisões da OMC e funcionam como fóruns cruciais para que os Estados membros enfrentem os desafios comerciais, aperfeiçoem as regras comerciais e definam a agenda da política comercial global.

A 13ª Conferência Ministerial deve se basear no progresso alcançado durante a MC12, realizada em Genebra em junho de 2022, que fez avanços substanciais nos subsídios à pesca, na insegurança alimentar e no comércio eletrônico. As áreas de foco incluirão a melhoria da capacidade dos países em desenvolvimento e dos países menos desenvolvidos (LDCs) de acessar o sistema de comércio global, a propriedade intelectual e o mecanismo de resolução de disputas da OMC.

O fórum também oferecerá uma oportunidade de explorar uma maior colaboração e parceria com organizações não governamentais, o setor privado e a sociedade civil para aumentar a eficácia das políticas e programas comerciais por meio de uma série de eventos paralelos.

Entre elas estão o Fórum Global TradeTech, que promove o uso da tecnologia nas cadeias de suprimentos globais, e sessões sobre facilitação do comércio em parceria com o Seguro de Crédito da Etihad, financiamento do comércio com o HSBC, PMEs com o Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi (ADDED, na sigla em inglês), os Desafios Logísticos do WLP com a DP World, o Futuro da Carga em colaboração com a Emirates e o Comércio Sustentável na África.

O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, ministro de Estado do Comércio Exterior e presidente da MC13, enfatizou a importância da próxima conferência, declarando que um sistema comercial multilateral robusto e inclusivo é essencial para promover o crescimento econômico, criar empregos e elevar os padrões de vida. "Na MC13, ministros e altos funcionários de todo o mundo podem ajudar a garantir que o comércio global cumpra essa promessa, revisando e refinando suas regras, enfrentando problemas que impedem o livre fluxo de bens e serviços e apoiando as necessidades de todas as nações que desejam se beneficiar do sistema de comércio multilateral. Esperamos dar as boas-vindas a todos os participantes da MC13 em Abu Dhabi e oferecer uma plataforma propícia a discussões positivas e colaborativas sobre o futuro do comércio", destacou.

Ahmed Jasim Al Zaabi, presidente do ADDED, disse estar ansioso para dar as boas-vindas aos líderes e formadores do comércio internacional para lidar com as questões prementes e elaborar soluções inovadoras para os desafios atuais e futuros. "O fato de Abu Dhabi sediar a 13ª Conferência Ministerial (MC13) da Organização Mundial do Comércio (OMC) reforça suas credenciais como um centro global", afirmou.

Continua após a publicidade

"O comércio e a troca de bens, serviços e inovações com o resto do mundo são parte integrante da história e do progresso moderno de Abu Dhabi. O comércio justo e livre também será fundamental para o nosso futuro, à medida que consolidamos nossa posição como um centro preferencial para talentos, empresas, investimentos e um nó importante nas cadeias de suprimentos internacionais. Como anfitriões da MC13, estamos oferecendo nosso apoio para garantir uma conferência bem-sucedida que permita que o sistema de comércio global eleve as economias e enriqueça vidas", acrescentou.

Formada em 1995, a OMC é o órgão internacional que supervisiona as regras do comércio internacional. Sua Conferência Ministerial bianual é considerada o fórum de tomada de decisões mais importante, reunindo ministros e autoridades seniores de todos os estados membros para revisar e atualizar os regulamentos que moldam o sistema de comércio global.



Deixe seu comentário

Só para assinantes