EAU anuncia nova plataforma de Comércio para o Desenvolvimento para capacitar países em desenvolvimento a tornar o comércio mais inclusivo

ABU DHABI, 29 de fevereiro de 2024 (WAM) -- Os Emirados Árabes Unidos, anfitriões da 13ª Conferência Ministerial (MC13, na sigla em inglês) da Organização Mundial do Comércio (OMC), anunciaram planos para desenvolver a plataforma Comércio para o Desenvolvimento - um programa de assistência técnica que contará com um conjunto de ferramentas online gratuitas disponíveis para ajudar autoridades comerciais, negociadores e formuladores de políticas de países em desenvolvimento e menos desenvolvidos a aprimorar sua capacidade e habilidades para se envolver no processo complexo e altamente técnico das negociações comerciais.

A nova plataforma enfatiza o compromisso dos Emirados com o comércio inclusivo, capacitando as nações em desenvolvimento a acessar e participar melhor do sistema de comércio global - um tema abrangente em seu papel como nação anfitriã da MC13.

Durante a reunião ministerial, os Emirados Árabes Unidos confirmaram que iriam oferecer a plataforma a oito membros da OMC: Etiópia, Moçambique, Antígua e Barbuda, Azerbaijão, Uzbequistão, Comores, Quirguistão e Barbados.

À medida que os países em desenvolvimento e os PMDs buscam impulsionar o crescimento econômico por meio do aumento do comércio bilateral com parceiros regionais e globais, um desafio significativo que eles enfrentam para concluir com êxito os acordos comerciais é a falta de capacidade técnica e de conhecimento especializado necessários em todo o processo altamente complexo, desde o desenvolvimento de estudos de viabilidade e modelagem econômica até o desenvolvimento de políticas comerciais e a negociação de acordos de livre comércio.

A plataforma Comércio para o Desenvolvimento parte de um conjunto mais amplo de iniciativas criadas para apoiar o desenvolvimento sustentável e o comércio inclusivo lançado durante a MC13, que contará com uma biblioteca virtual de conteúdo de especialistas em políticas e comércio global, abrangendo uma ampla gama de áreas tradicionalmente encontradas em um acordo comercial.

A plataforma servirá ainda como um recurso sempre disponível para as autoridades dos países em desenvolvimento utilizarem ao formularem políticas comerciais e negociarem acordos comerciais. O conteúdo audiovisual será complementado com estudos analíticos, modelos econômicos, planos de implementação de acordos comerciais e uma série de outras ferramentas de práticas recomendadas que as autoridades dos países em desenvolvimento podem consultar para elaborar acordos comerciais sustentáveis e mutuamente benéficos.

Ahmed Ali Al Sayegh, ministro de Estado, disse que os Emirados Árabes Unidos, sob a visão e a orientação de sua sábia liderança, "estão empenhados em transferir suas experiências bem-sucedidas para vários países do mundo". E enfatizou o papel do país como um membro ativo e influente da comunidade internacional e seus esforços contínuos para aprimorar a cooperação internacional para o desenvolvimento abrangente e o crescimento sustentável.

Al Sayegh acrescentou ainda que os Emirados continuam a lançar iniciativas globais com o objetivo de estimular o crescimento econômico em países em desenvolvimento e menos desenvolvidos. "Esse compromisso se reflete no recente lançamento da plataforma 'Comércio para o Desenvolvimento', que visa maximizar o impacto positivo do comércio exterior no desenvolvimento abrangente desses países".

O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, ministro de Estado do Comércio Exterior e presidente da MC13, destacou que fortalecer a capacidade dos negociadores é fundamental para ajudar os países em desenvolvimento a elaborar acordos que defendam seus melhores interesses e apoiem o crescimento sustentável e a criação de empregos a longo prazo. "Como defensores do poder do comércio para acelerar o desenvolvimento e elevar os padrões de vida, os Emirados Árabes Unidos acreditam que fornecer os materiais para aumentar a capacidade dos países da nossa região e do mundo todo de participar do comércio global beneficia a todos nós", afirmou.

Continua após a publicidade

O anúncio foi feito durante a 13ª Conferência Ministerial da OMC, sediada pelos Emirados Árabes Unidos. A Conferência Ministerial é o fórum decisório de mais alto nível da Organização, que tem o mandato exclusivo de supervisionar e negociar as regras do comércio internacional.



Deixe seu comentário

Só para assinantes