Início da operação da Unidade 4 da Usina de Barakah será marco histórico para o Programa de Energia Nuclear dos EAU, diz Autoridade Federal

ABU DHABI, 1º de março de 2024 (WAM) -- Desde que emitiu a Licença de Operação em novembro de 2023 para a Unidade 4 da Usina Nuclear de Barakah, a Autoridade Federal de Regulamentação Nuclear (FANR, na sigla em inglês) continuou sua supervisão regulatória: começando com o carregamento de combustível, testes até chegar à primeira fase de criticidade, que é uma condição operacional normal no reator, onde a energia é produzida usando combustível nuclear.

Em sua declaração emitida na sexta-feira, a FANR confirmou que a Companhia de Energia Nawah (Nawah), a operadora, atendeu a todos os requisitos regulatórios para iniciar essa fase. O marco ocorre após uma extensa supervisão, incluindo inspeções regulares, para garantir a segurança e a proteção da usina nuclear.

Após a emissão da licença de operação até a primeira fase de criticidade, as atividades de supervisão da FANR incluíram inspeções regulares usando seus inspetores residentes, bem como o envio de inspetores de sua sede para observar o carregamento de combustível e os processos de teste. A Autoridade também está verificando continuamente a prontidão do sistema de preparação e resposta a emergências, além de monitorar o meio ambiente por meio de estações independentes ao redor da usina nuclear.

A fase é outro momento histórico para o Programa de Energia Nuclear dos Emirados Árabes Unidos, que levará à operação comercial completa da Unidade 4 no final deste ano. Desde a sua criação em 2009, a FANR emitiu regulamentos e guias regulatórios e conduziu análises e inspeções rigorosas para garantir que a Nawah cumpra todos os requisitos para atingir esse marco para a primeira usina nuclear da região, garantindo assim a segurança e a proteção dos trabalhadores públicos e do meio ambiente.

Após a primeira fase de criticidade, a Autoridade Federal de Regulamentação Nuclear continuará conduzindo sua supervisão e inspeção regulatórias durante esta e as fases subsequentes, incluindo a sincronização da rede elétrica e a operação comercial completa, para continuar a garantir a segurança e a proteção como parte de sua missão de proteger o público, os trabalhadores e o meio ambiente.



Deixe seu comentário

Só para assinantes