Quênia: Ministra emirática afirma o compromisso do país com o cumprimento das obrigações ambientais e climáticas por meio da cooperação internacional

NAIROBI, 5 de março de 2024 (WAM) -- Em nome do presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, a Dra. Amna bint Abdullah Al Dahak Al Shamsi, ministra para a Mudança Climática e Meio Ambiente, enfatizou o compromisso do país com o cumprimento de suas obrigações ambientais e climáticas por meio da cooperação internacional para enfrentar os desafios climáticos globais. Foi durante discurso na sexta sessão da Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA-6), realizada na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Nairóbi, Quênia. O foco principal da UNEA-6 foi discutir como o multilateralismo pode ajudar a enfrentar a tripla crise planetária de mudanças climáticas, perda da natureza e da biodiversidade, poluição e resíduos.

Durante o discurso, a Dra. Al Dahak lembrou que o mundo se reuniu na COP28 em Dubai no final de 2023, marcando a mais abrangente Conferência das Partes já realizada. "A conferência causou um impacto positivo por meio do histórico 'Consenso dos Emirados Árabes Unidos', um ponto de virada na prevenção do aumento das temperaturas globais e na garantia da distribuição justa dos recursos energéticos", disse.

A ministra destacou ainda o foco dos Emirados Árabes Unidos nos alimentos como prioridade para a ação climática na COP28, a primeira vez na história das COPs que se deu tanta importância aos alimentos. Os esforços dos Emirados Árabes Unidos foram reconhecidos por 159 países, que endossaram a "Declaração dos Emirados Árabes Unidos sobre Sistemas Alimentares Resilientes, Agricultura Sustentável e Ação Climática" na COP28. A Dra. Al Dahak também observou o aumento significativo da participação em várias iniciativas lançadas pelos EAU, como a "Mangrove Alliance for Climate" e a 'Agriculture Innovation Mission for Climate' (AIM for Climate).

A Dra. Amna bint Abdullah Al Dahak Al Shamsi ressaltou o lançamento da "Mohamed bin Zayed Water Initiative", iniciada sob as diretrizes do presidente emirático para enfrentar o desafio global da escassez de água. Atuando como membro da diretoria, Al Dahak expressou seu privilégio em contribuir para uma iniciativa que busca melhorar a colaboração entre parceiros globais e partes interessadas, acelerando a inovação tecnológica para lidar com a escassez de água e ampliando a cooperação internacional ao mesmo tempo em que incentiva investimentos.

A ministra também reiterou o compromisso dos Emirados Árabes Unidos de alavancar os resultados de suas realizações climáticas e ambientais, destacando a crença da nação de que a cooperação é a chave para atingir as metas globais de ação climática. Expressou ainda gratidão ao Grupo da Ásia e do Pacífico por apoiar a candidatura do Sultanato de Omã à presidência da Assembleia Geral das Nações Unidas durante sua sétima sessão, e também parabenizou Omã por ter conquistado essa confiança.

Como o mais alto órgão de tomada de decisões sobre o meio ambiente, a Assembleia Ambiental das Nações Unidas tem como objetivo promover um equilíbrio renovado entre as sociedades humanas e o mundo natural, melhorando o bem-estar das populações marginalizadas e vulneráveis em todo o mundo.

Durante a abertura da COP28 em Dubai, em novembro passado, foi anunciado um acordo sobre o Fundo de Perdas e Danos, que tem como objetivo fornecer financiamento aos países que são particularmente vulneráveis aos graves impactos das mudanças climáticas. À luz desse desenvolvimento, a UNEA-6 dedicou um dia para discutir essa conquista e outros esforços bem-sucedidos, explorando como os governos podem agir coletivamente para implementar acordos multilaterais que ratificaram, com ênfase específica na garantia de financiamento adequado. Além disso, a UNEA-6 concentrou-se tanto no estabelecimento de novos compromissos quanto no cumprimento das obrigações existentes.

Deixe seu comentário

Só para assinantes