PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Morre Cesare Romiti, ex-presidente da Fiat

Romiti tinha 97 anos e passou também por empresas como Alitalia e Italstat - Vittorio Zunino Celotto/Getty Images
Romiti tinha 97 anos e passou também por empresas como Alitalia e Italstat Imagem: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

Da ANSA, em Roma (Itália)

18/08/2020 15h09

Morreu hoje, aos 97 anos de idade, o ex-CEO e ex-presidente da Fiat Cesare Romiti, um dos principais nomes do mundo empresarial na Itália.

Nascido em Roma, em 24 de junho de 1923, Romiti era formado em ciências econômicas e sociais e deu seus primeiros passos como executivo na antiga empresa do setor químico Bombrini Parodi Delfino.

O dirigente também passou pela companhia aérea Alitalia e pela empresa de infraestrutura Italstat, mas iniciou a etapa mais importante de sua trajetória profissional em 1974, com sua chegada à Fiat.

Romiti se tornou CEO da montadora em 1976, ao lado de Umberto Agnelli e Carlo De Benedetti, e assumiu o cargo sozinho em 1980, após 40 mil pessoas terem protestado contra o sindicato por uma greve que já durava 35 dias.

O executivo ainda acumulou a presidência da Fiat a partir de 1996, com a saída de Gianni Agnelli, aos 75 anos, para se tornar presidente honorário. Romiti permaneceu na montadora até 1998, quando também completou 75 anos de idade.

Após deixar a Fiat, o executivo foi para a holding financeira Gemina, que havia acabado de comprar o controle do grupo editorial RCS, do qual ele foi presidente entre 1998 e 2004.

"Cesare Romiti foi um importante protagonista de uma desafiadora e controversa temporada das relações industriais e do capitalismo italiano, na presença de profundas transformações dos mercados internacionais e de modificações no nosso país", diz uma mensagem escrita pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella.

"Gestor de importantes empresas, levou ao grupo Fiat sua experiência de homem das finanças, contribuindo para consolidar sua presença no setor automotivo e diversificar sua atividade", acrescentou o chefe de Estado.