IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comissão Europeia autoriza compra 'incerta' da Tiffany pela LVMH

De Bruxelas (Bélgica)

27/10/2020 12h54

A Comissão Europeia aprovou nesta terça-feira (27) a compra da joalheria norte-americana Tiffany pelo grupo francês LVMH, dono da Louis Vuitton. Com isso, a negociação foi liberada e obteve todas as 10 autorizações necessárias para ações do tipo.

A entidade europeia decidiu que a concentração de mercado proposta não traria problemas de concorrência, dada as cotas de mercado serem moderadas, ter a presença significativa de fornecedores terceiros e a recente entrada no mercado de diversos concorrentes.

No entanto, a compra ainda é incerta. Isso porque, após o anúncio de novembro do ano passado da negociação por US$ 16,2 bilhões, o caso acabou indo parar na justiça.

A LVMH anunciou que não daria andamento à compra por conta da má gestão norte-americana durante a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2 e após um alerta do governo francês de que Washington poderia taxar produtos franceses. Então, entrou com um processo de desistência.

Por sua vez, a Tiffany disse que o grupo estava rompendo seus compromissos e abriu um processo nos Estados Unidos, que começará a ser julgado em janeiro de 2021.

A Tiffany é uma das marcas mais famosas do mundo, tendo sido fundada em 1837, e conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo mundo. Já o grupo LVHM é dono de mais de 70 marcas de luxo entre roupas, acessórios e bebidas.