IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conheça a norueguesa que, aos 19 anos, é a bilionária mais jovem do mundo

Ferd/Divulgação
Imagem: Ferd/Divulgação

05/03/2016 11h00

Mesmo para os altos padrões de bem-estar social da Noruega, Alexandra Andresen é um caso de arregalar os olhos.

Aos 19 anos, a herdeira de um conglomerado de empresas é a bilionária mais jovem do mundo, segundo um levantamento da revista americana de economia "Forbes".

Andresen, segundo a publicação, tem fortuna avaliada em US$ 1,15 bilhão e já é dona da nona maior no país escandinavo - em segundo lugar no ranking da Forbes, por sinal, está sua irmã, Katharina, um ano mais velha.

'Pódio norueguês'

Só que as duas jovens  já eram multimilionárias antes de sequer entrarem na adolescência: em 2007, o pai delas, Jonah, transferiu para cada uma  42% das ações da Ferd, empresa que já foi uma gigante do mercado tabagista norueguês e hoje atua em uma diversidade de setores, da eletrônica aos empreendimentos imobiliários.

Mas, segundo relatos da mídia norueguesa, as meninas tiveram uma vida normal em Oslo, onde nasceram. Alexandra, em entrevistas anteriores, disse que os pais lhe ensinaram a economizar e que ela dirige carros usados - não é que o sugerem as fotos bem estilo dolce vita que as iurmãs Andresen postam em mídias sociais.

Atualmente, Alexandra vive na Alemanha, onde se dedica à equitação.

Um aviso aos pretendentes: a bilionária namora um lutador profissional de artes marciais, Joachim Tollefsen, de 24 anos.

Katharina estuda Ciências Sociais em uma universidade de Amsterdã. E nenhuma das irmãs trabalha para a Ferd.

Jonah Andresen, usuário frequente do Twitter, e com mais de 55 mil seguidores, faz parte de uma geração de empreendedores escandinavos que data do século 18. Desde 2009 ele financia operações de estímulo financeiro em países pobres.

Curiosamente, a Noruega, apesar de citada frequentemente como exemplo de equilíbrio social, ocupa os três primeiros lugares da lista de bilionários mais jovens do mundo. Além das irmãs Andresen, completa o "pódio"Gustav Magnar Witzoe, herdeiro da Salmar, a principal produtora de salmão do país.
 

Conheça o Tour Odéon, o 'apartamento mais caro' do mundo

UOL Notícias