Burger King propõe trégua com McDonald's para que hambúrguer promova a paz mundial
(Bloomberg) - O Burger King está querendo deixar de lado sua rivalidade com o McDonald's Corp., pelo menos por um dia.
A rede de comida rápida abordou sua concorrente de velha data com uma proposta incomum: criar um híbrido que combine os hambúrgueres que são a marca registrada de cada companhia - o Big Mac e o Whopper - e vendê-lo em uma lanchonete temporária em Atlanta por um dia. Os lucros seriam destinados a uma organização que promove a paz mundial. Seria uma espécie de diplomacia "McWhopper".
"Estamos adotando uma postura completamente transparente em relação à nossa abordagem porque queremos que nos levem a sério", disse Fernando Machado, vice-presidente sênior de gerenciamento internacional de marca do Burger King, em um comunicado. "Seria incrível se o McDonald's concordasse em fazer isso".
O Burger King criou um site, mcwhopper.com, que inclui uma proposta de receita para o McWhopper. O sanduíche tem seis ingredientes do Big Mac (como molho especial, hambúrguer de pura carne bovina e queijo) e seis do Whopper (hambúrguer grelhado no fogo, cebola, picles, etc.).
O Burger King, uma divisão da Restaurant Brands International Inc., que é respaldada por Warren Buffett, também criou versões híbridas para os uniformes dos funcionários e as embalagens dos hambúrgueres. Para chamar a atenção para a sua jogada, a companhia recorreu nesta quarta-feira a anúncios de página completa no "New York Times" e no "Chicago Tribune", o jornal da cidade natal do McDonald's, que tem sede em Oak Brook, Illinois, EUA. Os anúncios têm o formato de uma carta aberta para o McDonald's sobre a proposta.
O Burger King disse que escolheu Atlanta para o restaurante temporário porque a cidade fica aproximadamente a meio caminho entre a sede das duas companhias, que são as duas maiores redes de hambúrguer dos EUA.
Dia da Paz
O evento seria realizado no dia 21 de setembro, conhecido como Dia Internacional da Paz. O dinheiro arrecadado beneficiaria a Peace One Day, uma organização sem fins lucrativos que quer transformar essa data em um "dia anual para a unidade mundial, um dia de cooperação intercultural em uma escala sem precedentes para a humanidade".
O Burger King disse que acha que o McWhopper poderia levar um "cessar-fogo" de um dia para a guerra dos hambúrgueres e também promover as iniciativas da Peace One Day.
"Como duas das maiores marcas do mundo, estamos em uma posição ideal para promover a mudança e aproveitar nosso porte, nosso escopo e nossos recursos para ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor", disse a companhia em um vídeo no site do McWhopper. "Let's end the beef, with beef", um jogo de palavras que propõe que os hambúrgueres sejam usados para acabar com as desavenças.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.