Presidente da Billabong nos EUA deixa empresa para 'surfar mais'

Angus Whitley

(Bloomberg) -- Alguns executivos dizem que estão se demitindo para passar mais tempo com suas famílias. Outros citam motivos pessoais. Não é o caso de Ed Leasure, presidente da Billabong International Ltd. para as Américas.

Aos 59 anos, Leasure informou aos acionistas que está de saída. Ele deixará o cargo no fim do mês para "surfar mais", segundo um comunicado ao mercado enviado nesta quinta-feira pela fabricante de roupas de surfe com sede em Gold Coast, Austrália.

Surfista de toda a vida, Leasure começou a produzir pranchas em sua garagem na Flórida em 1972 antes de fundar a rede de lojas Quiet Flight nos EUA. Sua aposentadoria após uma carreira de 40 anos em esportes de ação vem em um momento em que o CEO da Billabong, Neil Fiske, busca reanimar uma marca que era considerada sem valor menos de três anos atrás.

Shannan North, presidente da marca Billabong, agora encabeçará as operações de varejo da empresa nas Américas, segundo o comunicado. Com Fiske, que assumiu em setembro de 2013, a Billabong informou seu primeiro lucro em um ano cheio desde 2011 no período de 12 meses que terminou em junho de 2015.

Redução no consumo

As ações da Billabong, que aceitou um plano de refinanciamento de fundos americanos de private-equity em 2013, caíam 4,5 por cento, para 2,11 dólares australianos, às 12h33 em Sydney. Com isso, a empresa está avaliada em apenas 418 milhões de dólares australianos (US$ 294 milhões).

O valor de mercado da companhia chegou a 3,84 bilhões de dólares australianos em maio de 2007, antes de as grandes redes de lojas de vestuário lançarem suas próprias marcas de roupas de surfe e da queda nos gastos de consumo devido à crise de dívida internacional.

Leasure continuará trabalhando como consultor e embaixador da empresa.

Título em inglês: Living The Dream: Billabong's U.S. Chief Quits to 'Surf More'

Para entrar em contato com o repórter:Angus Whitley, em Sydney, awhitley1@bloomberg.net.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos