Bolsas

Câmbio

Tráfego de passageiros no aeroporto de Heathrow, em Londres, aumenta para 1,6 milhão

Kari Lundgren

(Bloomberg) -- O Aeroporto Heathrow, em Londres, que opera próximo à capacidade de suas duas pistas desde o início da década, ampliou o número de passageiros para pouco menos de 75 milhões no ano passado depois que as empresas aéreas empregaram jatos maiores para superar a limitação ao número de voos.

O hub mais movimentado da Europa adicionou 1,6 milhão de passageiros, um ganho de 2,2 por cento, mesmo com as movimentações de aviões aumentando apenas 0,3 por cento, disse o aeroporto em um comunicado nesta segunda-feira. No fim do ano, mais de 20 superjumbos A380 da Airbus Group SE estavam aterrissando todos os dias, ajudando a aumentar o número médio de assentos por voo para 209.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, adiou a decisão sobre a permissão para construir uma terceira pista no aeroporto de Heathrow até a eleição para a prefeitura de Londres, no fim deste ano. O aeroporto diz que precisa de uma nova pista para aumentar o número de passageiros para mais de 135 milhões até 2050, enquanto os opositores à medida dizem que o projeto de 18 bilhões de libras (US$ 26 bilhões) é caro demais e aumentará o barulho em uma área densamente urbanizada.

Os voos para os países do Golfo Pérsico -- que abriga algumas das maiores empresas aéreas internacionais do mundo -- e para os mercados emergentes estiveram entre os principais motores do crescimento em 2015, disse a administração do aeroporto. Os volumes de passageiros subiram 14 por cento nas rotas para a China e 8 por cento naquelas para a América Latina. O aeroporto movimentou 1,5 milhão de toneladas de carga.

O diretor-executivo da instalação, John Holland-Kaye, disse no comunicado que o plano de expansão do aeroporto de Heathrow transformará a Grã-Bretanha "no país mais bem conectado do mundo".

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos