IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Audi iniciará produção de SUV elétrico em 2018

Naomi Kresge e Christoph Rauwald

20/01/2016 13h22

(Bloomberg) -- A Audi começará a construir seu primeiro SUV puramente elétrico em 2018 em Bruxelas como parte do impulso da divisão de luxo da Volkswagen para se afastar do escândalo das emissões dos motores a diesel apostando em tecnologias mais limpas.

A fábrica belga produzirá tanto o carro quanto sua bateria, posicionando-a também para o fornecimento de sistemas de propulsão para outros veículos Volkswagen, disse a empresa nesta quarta-feira. A medida significa que haverá um remanejamento entre outras plantas produtivas da Audi: o carro urbano A1 mudará de Bruxelas para Martorell, na Espanha, onde a marca Seat, também da Volkswagen, produz seus veículos, e o SUV Q3, atualmente construído na Espanha, se mudará para Gyor, na Hungria.

O SUV elétrico representa um desafio ao Model X, da Tesla Motors Inc., que foi à venda no ano passado, nos EUA. Terá uma autonomia de mais de 500 quilômetros com a bateria totalmente carregada, um pouco mais que o SUV da Tesla. Este é o primeiro de uma série de esforços da Audi no segmento elétrico depois que o CEO Rupert Stadler prometeu, no ano passado, que a produção de mais modelos movidos a bateria será a "resposta ao problema do diesel".

Incentivos necessários

O escândalo da Volkswagen poderia proporcionar o impulso necessário para acelerar uma tendência mais ampla no setor em relação aos carros elétricos, disse Jörg Hofmann, diretor do sindicato IG Metall, na quarta-feira, em uma entrevista coletiva em Frankfurt. Também será necessária ajuda estatal, disse ele.

"O governo alemão precisa finalmente exibir suas cores" se quiser que o país seja um mercado líder para os carros movidos a bateria, disse Hofmann. "Isso exige isenções fiscais e investimentos diretos em infraestrutura e incentivos".

Enquanto a Volkswagen tem enfrentado dificuldades para chegar a um acordo com os órgãos reguladores dos EUA sobre uma resolução para o problema dos motores a diesel fraudulentos, a Audi se mostra mais resiliente do que a marca VW, voltada ao mercado de massa. As vendas da VW caíram 4,8 por cento em 2015, primeiro declínio em 11 anos, enquanto as da Audi subiram 3,6 por cento.

Título em inglês: Audi to Start Electric SUV Production in 2018 in Clean-Car Push

Para entrar em contato com os repórteres: Naomi Kresge, em Berlim, nkresge@bloomberg.net; Christoph Rauwald, em Frankfurt, crauwald@bloomberg.net

Tradutor: Samuel RodriguesEditora: Adelina Chaves