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Dirigindo um Model T de 1914 para lembrar como usar um carro

Hannah Elliott

22/01/2016 17h02

(Bloomberg) -- Em 1908, Henry Ford dizia que seus carros Model T eram osprimeiros realmente acessíveis para o grande público. Na época, a um preço decerca de US$ 500 (ele depois o reduziria para US$ 200, cerca de US$ 5.000 nosdólares de hoje), os automóveis entravam em uma faixa orçamentária que umfazendeiro ou um carpinteiro podiam pagar.

Além disso, ele afirmava que seus carros eram fáceis de dirigir -- muito maisacessíveis para os motoristas casuais e (gasp!) mulheres, pois os últimos modelospodiam ser ligados com um botão, não com uma manivela.

A questão é que, mesmo assim, ainda era muito complicado dirigir aqueles velhosModel T.

Outro dia eu dirigi um Model T de 1914 durante uma hora por algumas ruassecundárias, nos arredores de Detroit. Com três pedais no assoalho, freio deemergência com um metro de comprimento, acelerador acoplado ao volante ealavanca de ignição elétrica também no volante -- sem contar a falta de freios edireção hidráulicos e as temperaturas de 12 graus --, o carro renovou meu respeitopelas pessoas que dirigiam essa engenhoca todos os dias em estradas ruins econdições climáticas adversas. Não é à toa que na língua inglesa existe a expressão"fazer a dança do Model T".

Esses são os principais pontos:

1. Pressione a alavanca elétrica no volante...

2. Quando você aperta o botão de ignição, sob o assento, à sua esquerda, o motorde arranque é ativado.

3. Deixe o motor funcionando um pouco para esquentar.

4. Coloque o pé esquerdo no pedal da esquerda -- isso manterá o carro em pontomorto, pois o pedal vai querer subir quando você liberar o freio de emergência.Coloque o pé lá, mas não pressione para baixo, porque se o fizer colocará o carroem primeira marcha e ele vai parar quando você der início.

5. Libere a alavanca do freio de emergência que está sob seu punho esquerdo.

6. Empurre gentilmente o pedal esquerdo para a frente para a primeira marcha.

7. Simultaneamente, puxe a alavanca do acelerador no volante em sua direçãopara, com a mão esquerda, ajudar a levar o carro adiante.

8. Bem simples!

Dirigir esse Model T foi mais difícil do que dirigir muitos dos outros carros manuaisantigos que eu já conduzi. O acelerador é sensível e todos os pedais precisam estaralinhados para frear ou para colocar o carro em ponto morto. Mas, como a maiorparte das coisas, basta fazê-lo por algum tempo para pegar o espírito da coisa.

Depois que você aprende a dirigir em velocidade cruzeiro, o Model T trafegasilenciosamente e o motor de quatro cilindradas e 20 cavalos de potência parece terbastante força (boa parte do carro é de madeira e o peso total é de menos de 700quilos). O melhor é que é um carro forte. Com esse chassis alto, rodas de borrachagrandes e suspensão indulgente, dirigir pela neve e pela lama de janeiro (nos EUA)não é nenhum problema.

Há coisas que parecem estranhas , é claro.

Você precisa entrar e sair do carro pela porta do lado do passageiro, pois a porta domotorista é bloqueada pelo freio de emergência. Não há direção ou freio hidráulico.A buzina é uma espécie de trompete. Não há proteções laterais de verdade -- osúltimos modelos tinham cortinas que se abriam e que ajudavam a manter o calor,mas do contrário, eram carros abertos. E o tanque para 10 galões (37,8 litros) nãotinha medidor, por isso é preciso adivinhar a distância que se percorreu e presumirque se consegue fazer cerca de 20 milhas por galão (não há nenhum tipo deindicador nesse sentido).

Mas se você achar essas peculiaridades adoráveis, e não irritantes, sorte sua.Apesar de ter 100 anos, esse carro não é especialmente raro. É possível encontrarum modelo destes no eBay ou no Craigslist por menos de US$ 10.000.

Título em inglês: Driving a 1914 Model T Will Reteach You How to Use a Car

Para entrar em contato com o autor: Hannah Elliott, em Nova York, helliott8@bloomberg.net.

Tradutor: Samuel Rodrigues Editora: Adelina Chaves