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AB InBev faz proposta à UE para acelerar aprovação da compra da SABMiller

Reprodução/Bossfight
Imagem: Reprodução/Bossfight

Aoife White

12/04/2016 12h29

(Bloomberg) -- A cervejaria Anheuser-Busch InBev NV, dona da Skol, Brahma, Budweiser e outras, disse às autoridades reguladoras da União Europeia que poderia vender marcas de cerveja incluindo Peroni e Grolsch para ganhar aprovação rápida para aquisição da SABMiller por US$ 105 bilhões.

A oferta vem dois meses depois da AB InBev ter anunciado que estava em negociações exclusivas para vender as marcas da SABMiller para o Asahi Group por 2,55 bilhões de euros (US$ 2,9 bilhões).

"Esta proposta refere-se às marcas premium europeias Peroni, Grolsch e Meantime e as suas empresas associadas na Itália, Holanda, Reino Unido e internacionalmente, excluindo certos direitos norte-americanos", disse a empresa com sede na Bélgica em um comunicado enviado por e-mail.

A União Europeia definiu um novo prazo até 24 de maio para decidir se aprova o acordo ou abre uma investigação mais longa, após as empresas terem feito uma oferta na semana passada, informou o website da entidade na terça-feira (12). A UE não revelou o que as companhias estão dispostas a oferecer para aliviar preocupações de natureza antitruste (de livre concorrência).

A AB InBev já levantou planos de vender marcas de cerveja da SABMiller que podem se sobrepor com as suas na Europa. Essas concessões iniciais envolvendo a venda de uma unidade de negócios podem permitir a aprovação rápida do acordo pela UE, sem abertura de um inquérito da chamada Fase II, que dura pelo menos quatro meses.

Trevor Stirling, analista da Sanford C Bernstein, disse que ficaria surpreso se as concessões feitas à UE não incluíssem as vendas ao Asahi Group.

"Não consigo ver quais compensações a AB InBev pode oferecer em termos de desinvestimentos adicionais", ele disse em entrevista por telefone.

A SABMiller não respondeu imediatamente às solicitações de comentário.

(Com a colaboração de Thomas Buckley)