IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fundo da Pimco corta ativos emergentes ao menor nível desde 2014

Wes Goodman

11/05/2016 09h49

(Bloomberg) -- O Total Return Fund da Pacific Investment Management Co. reduziu seus ativos de dívidas de mercados emergentes ao nível mais baixo em quase dois anos em abril.

Os títulos emergentes caíram para 9,4% dos ativos, menor proporção desde agosto de 2014, contra 28,9% em agosto de 2015, segundo dados publicados no site da Pimco.

Os ativos do governo dos EUA, que incluem títulos do Tesouro e papéis relacionados, como contratos futuros ou títulos de agências, pouco mudaram e somaram cerca de 36%.

O Total Return, que é o maior fundo de títulos ativo do mundo, está reduzindo seus ativos de mercados emergentes após o fim de uma alta com base na especulação de que o Federal Reserve ainda está no caminho da elevação das taxas de juros.

Os investidores que buscam segurança poderão comprar quando os EUA venderem US$ 23 bilhões em notas de 10 anos, nesta quarta-feira (11).

"Nós temos reduzido riscos diretamente em alguns dos segmentos de maior risco ou mais voláteis do mercado", disse Dan Ivascyn, diretor de investimento da Pimco, que tem sede em Newport Beach, Califórnia.

"A região dos mercados emergentes tem significativos desafios de curto prazo. Sob uma perspectiva de curto prazo, estamos muito mais cautelosos", disse ele, em um vídeo sobre a perspectiva para maio postado no site da empresa na segunda-feira.

Os títulos que tiraram proveito da caçada dos investidores por rendimentos mais elevados estão entre os mais vulneráveis, disse Ivascyn. Existe valor nas dívidas emergentes a longo prazo, disse ele.

O Total Return Fund, que tem US$ 87,1 bilhões em ativos, ganhou 2,3% nos últimos 12 meses e está no meio do ranking entre seus pares, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Os títulos do Tesouro oscilavam pouco nesta quarta-feira e a nota de referência de 10 anos registrava rendimento de 1,75% às 6h48 em Londres, segundo dados do Bloomberg Bond Trader. A nota com rendimento de 1,625% e com vencimento em fevereiro de 2026 estava 98 27/32.

Relatório de emprego

O índice Bloomberg USD Emerging Market Sovereign Bond subiu 7,2% neste ano, mas caiu em relação à alta para o ano atingida em 20 de abril. O índice Bloomberg US Treasury Bond subiu 3,5% em 2016.

A divulgação de um relatório de empregos pior do que o esperado na semana passada iniciou um debate sobre a rapidez com que o Fed elevará os juros. William Dudley, presidente do Fed de Nova York, disse ao New York Times que é razoável esperar dois movimentos neste ano.

Os investidores estão apostando que o banco central vai esperar até fevereiro de 2017 para realizar seu próximo aumento, indicam os contratos futuros.