IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Depois de caviar e assento que vira cama, aéreas dão pijama a clientes 'vip'

Justin Bachman

11/08/2016 16h08Atualizada em 11/08/2016 20h35

(Bloomberg) -- As empresas aéreas de alto padrão correram para transformar suas cabines de primeira classe e de classe executiva em redomas de prazer e conforto. Champanhe, caviar, chefs célebres e assentos que se reclinam 180 graus e se transformam em camas agora são obrigatórios se você quer competir pelos viajantes mais exigentes do mundo.

Uma tendência menos visível do setor agora acompanha esses tronos de alta tecnologia. E a batalha pela supremacia é igualmente feroz: as empresas aéreas começaram uma guerra de pijamas.

Singapore Airlines: pijama há 20 anos

Os passageiros que viajam na cabine de luxo querem desembarcar "com aspecto fresco, renovado", disse James Bradbury-Boyd, porta-voz da Singapore Airlines, que tornou os pijamas parte integrante de seu serviço de bordo há pelo menos 20 anos.

"Estamos fazendo muitos dos voos de longa distância e duração existentes no planeta, e muitos desses voos são noturnos", disse ele. "É prático, simplesmente, a fim de ajudar os passageiros a chegarem em melhor forma, que eles tenham uma maior possibilidade de trocar de roupa".

Algumas empresas aéreas também oferecem chuveiros em salas vip para que o passageiro esteja tão renovado quando seu terno --a Emirates, inclusive, levou-os a bordo, mas o passageiro tem apenas cinco minutos de água.

Empresas dos EUA correndo atrás

Após anos de dificuldades financeiras, as empresas aéreas dos EUA também começaram a divulgar os pijamas como uma comodidade.

O alvo delas é chegar ainda mais perto das grandes ligas de serviços de luxo dominadas pelas empresas da Ásia e do Oriente Médio. Essas empresas aéreas há tempos consideram os pijamas uma oferta obrigatória.

Os pijamas também oferecem uma oportunidade de destaque para as empresas aéreas que já mimam seus passageiros lucrativos.

Design olímpico na Qantas

A Qantas Airways, por exemplo, oferecerá pijamas com temática olímpica em algumas rotas internacionais até 18 de setembro, em homenagem aos atletas da Austrália.

O design verde e dourado, de edição limitada, inspirado nas cores da equipe australiana, é um substituto temporário das roupas de algodão cinza que a Qantas normalmente distribui na classe executiva.

De algodão, vendidos no ebay

Quase todas as empresas aéreas escolhem o algodão como tecido para o seu pijama e a maior parte delas, por exemplo a Singapore, transformou a apresentação da roupa em parte do ritual antes da cama. Isso inclui travesseiros, edredons e serviço de camareira para replicar a experiência de um hotel chique.

Os pijamas, que podem ser comprados no eBay e em outros sites por uma boa quantia, também são pensados para complementar os assentos de alta tecnologia encontrados agora em todas as cabines de luxo, verdadeiros centros de prazer que podem custar às empresas aéreas mais de US$ 500 mil cada.

Alguns oferecem massagens e todos reclinam a 180 graus, uma comodidade muitas vezes apontada em pesquisas com passageiros como o componente mais importante em um voo longo.

Popular ou não, vestir pijama a 10 mil metros de altitude tem outra vantagem raramente vista fora da mansão da Playboy. Como disse um blogueiro especializado em empresas aéreas chamado Ben Schlappig no ano passado: "Onde mais é possível usar pijama e tomar coquetéis em público?"