IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bermuda cargo pode ser feia, mas mantém seu reinado

Kim Bhasin

16/09/2016 13h23

(Bloomberg) -- As pessoas costumam ter opiniões fortes sobre a bermuda cargo. Os críticos dizem que seus bolsos volumosos são tão bregas quanto as pochetes e as meias com dedos separados. Os fãs querem que os críticos cuidem de sua própria vida.

As lojas sabem o que as pessoas querem, e as pessoas ainda querem bermuda cargo, apesar de suas inerentes, digamos, deficiências estéticas. As bermudas cargo responderam por impressionantes 15% de todos os novos modelos de bermudas que chegaram às lojas online nos meses de verão deste ano nos EUA, segundo novos dados da empresa de projeção de tendências WGSN.

A fatia é maior que a de 11% de 2015, apesar das vendas terem caído um pouco neste ano. Sim, as lojas estão, na verdade, vendendo uma porcentagem maior de bermudas cargo do que antes.

"Não se pode negar os fatos, há certas lojas que ainda suportam fortemente as bermudas cargo nos EUA", disse Sidney Morgan-Petro, analista de varejo da WGSN. "Quando conseguem ganhar dinheiro com um produto, as lojas não deixam de vendê-lo".

O que está acontecendo, afinal? Como sempre, entra em campo o principal fator motivador dos homens forçados a comprar roupas: a praticidade.

As lojas de roupas exploram essas máquinas de ganhar dinheiro de bolsos grandes desde que elas ganharam popularidade, no fim dos anos 1990, uma peça de roupa pragmática que permitia que as pessoas levassem por aí carteiras e telefones celulares robustos.

Marcas como Gap, Old Navy e Abercrombie & Fitch lideraram o rápido aumento, respaldadas por suas gigantescas redes de distribuição e cadeias de fornecimento. A bermuda cargo dominou as escolas, as universidades e o vestuário de fim de semana. Se você é homem e vestia roupa informal, são boas as chances de que tenha tido um par de bermudas cargo com grandes bolsos passando da altura do joelho.

As lojas ainda vendem mais de US$ 700 milhões em bermudas cargo por ano, segundo a empresa de pesquisa de mercado NPD Group. Mas estão usando algumas dicas da mudança de estilos e se adaptando às tendências.

Muitos novos modelos de bermuda cargo já não têm tanto volume quanto os anteriores -- elas estão mais curtas e mais apertadas do que nunca e estão disponíveis em outras cores, deixando de lado a limitação a diversas tonalidades tediosas de caqui.