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Preço para festival de música Desert Trip cai com demanda menor

Lucas Shaw e Christopher Palmeri

06/10/2016 15h06

(Bloomberg) -- Os ingressos para o Desert Trip, festival na Califórnia que vai reunir ícones da música como Rolling Stones e Bob Dylan, estão sendo vendidos por menos da metade do preço original no mercado secundário porque os especuladores parecem ter superestimado a demanda.

Um ingresso de três dias para o primeiro fim de semana, de 7 a 9 de outubro, estava sendo vendido por apenas US$ 188 (cerca de R$ 600,00) no StubHub, por US$ 167 (quase R$ 540,00) no Vivid Seats e por US$ 165 (por volta de R$ 530,00) no Ticket City -- muito abaixo do preço original, de US$ 399 (quase R$ 1.300,00). Recentemente, a Costco Wholesale enviou e-mail aos seus membros oferecendo entradas gerais por US$ 348. Outros pacotes também apresentaram descontos.

"O negócio básico do mercado secundário é apostar e especular -- é como os contratos futuros de barriga de porco", disse Gary Bongiovanni, editor-chefe da Pollstar, publicação sobre o negócio de shows. "Todos pensaram que haveria muito interesse nesse show, e houve, mas obviamente não há um mercado tão grande de pessoas dispostas a pagar ainda mais para ter acesso a ingressos."

O Desert Trip foi vendido como uma chance única de ver estrelas como Paul McCartney, The Who, Roger Waters (do Pink Floyd) e Neil Young juntos em um só lugar. Os ingressos foram à venda em maio a preços entre US$ 399 (quase R$ 1.300,00) e US$ 1.599 (mais de R$ 5.000,00), dependendo dos assentos, para o evento de três dias. Eles esgotaram em horas, mesmo com a adição de um segundo fim de semana. A Billboard estimou que a receita com bilheteria dos dois fins de semana pode chegar a US$ 100 milhões, US$ 15 milhões a mais do que o Coachella Valley Music and Arts Festival, em 2015.

É claro que alguns donos de ingressos ainda planejam conseguir um grande retorno. Alguns ingressos são listados nesses mesmos sites por milhares de dólares.

O evento será realizado no Empire Polo Club, na cidade de Indio, na Califórnia, a três horas de carro a leste de Los Angeles. É o mesmo local do Coachella, que normalmente atrai um público mais jovem para ver artistas emergentes. A comparação rendeu ao Desert Trip o apelido de "OldChella".

A promotora do show, Goldenvoice, que também produz o festival Coachella, adotou medidas para tornar o evento mais agradável para um público mais velho, como por exemplo a instalação de mais assentos e de espaço lounge. A Goldenvoice, que é de propriedade da empresa de capital fechado Anschutz Entertainment Group, derrubou o mercado de revendas ao liberar um novo lote de ingressos há duas semanas, segundo Bongiovanni.

O Desert Trip disse em comunicado que oferece um "tipo de desenho de palco e de configuração de assentos que é o primeiro do tipo" e que estava disponibilizando um número limitado de assentos reservados adicionais e entradas gerais para ambos os fins de semana. A Goldenvoice não respondeu a um pedido de comentário sobre os ingressos vendidos online com desconto.