IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como usar streaming no hotel com aparelhos do Roku e da Amazon

Seth Porges

01/11/2016 15h52

Por que os quartos de hotéis, até mesmo os cinco estrelas, têm pacotes tão ruins de TV a cabo? Será que eles realmente precisam de tantos canais para passar videoclipes sobre o happy hour do hotel e spas especiais? Quem dera poder fazer streaming com Netflix, Hulu, Amazon e HBO.

Mas os aparelhos de streaming como os produzidos por Roku, Apple, Amazon e Google exigem acesso à internet e as redes de wi-fi dos hotéis são cheias de frescura. A maioria delas exige que os usuários acessem uma página de log in que pedem seu nome e número de quarto (e tentam vender os tais spas especiais). Essas páginas de log in -- o nome técnico delas é um tanto ameaçador, "portal cativo" -- podem parecer barreiras impenetráveis para o streaming.

Mas atualizações recentes de alguns dos aparelhos de streaming mais populares agora permitem passar por essa barreira. Os novos aparelhos de streaming Roku vêm com um recurso chamado Hotel & Dorm Connect, projetado exatamente para isso, que transforma o aparelho Roku em seu próprio ponto de acesso wi-fi.

Após conectar o aparelho Roku à porta HDMI da TV do hotel (não esqueça de levar um cabo HDMI, caso seu dispositivo precise de um) e conectá-lo ao wi-fi do hotel (selecione-o no menu de configurações do Roku), a tela da TV mostrará instruções simples para resolver a questão. Conecte-se ao sinal de wi-fi do aparelho Roku usando seu laptop, telefone ou tablet e você poderá acessar a página do tal portal cativo para finalizar o log in. A partir daí é possível fazer streaming.

O modelo portátil Roku Streaming Stick e o acessível Roku Express são boas opções para viagens, porque são pequenos, e o preço não representará um grande problema caso você esqueça-o acidentalmente. Mas o recurso Hotel & Dorm Connect está disponível também em televisores que contam com o Roku, como os produzidos pela TCL -- úteis para estudantes que lidam com os portais cativos normalmente encontrados em alojamentos universitários e para empresas que levam TVs para conferências.

Só não esqueça de levar o controle remoto físico do Roku. Embora o aplicativo do Roku funcione também como controle dos aparelhos da companhia, você precisa do aparelho real para ter acesso ao recurso Hotel & Dorm Connect.

Uma atualização de software de 2015 também dotou toda a linha da Amazon de Fire TV e stick streamers Fire TV com o acesso aos portais cativos. A versão da Amazon também é fácil de usar -- só que utiliza um navegador web incorporado para trazer a tela de log in diretamente para a TV, em vez de efetuar o log in por meio de outro dispositivo móvel. Neste caso, você pode inserir as informações usando um teclado tátil na tela.